"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

terça-feira, 23 de abril de 2013

O encontro de Benedictis e Geraldo Sarno


Homenageado o grande cineasta
Geraldo Sarno, na II Mostra Cinema Poções
Ricardo De Benedictis
Geraldo Sarno posa com Ricardinho Benedictis
A II Mostra Cinema Poções, a exemplo da peimeira edição em 2012, foi coroada de grande êxito. Desta feita. O homenageado foi o cineasta poçoense Geraldo Sarno, que nasceu na Rua da Itália em 1938 e é filho de Josephina e Valentim Sarno. Nos anos 1960 lançou o clássico “VIRAMUNDO” que versa sobre a migração nordestina para São Paulo. E o sertão tem sido ‘o mote’ das suas criações audiovisuais cujos trabalhos lhe renderam fama nacional e internacional, além do reconhecimento. Tem sido premiado em vários festivais nacionais e internacionais, recebe constantes homenagens dentro e fora do país. Com mais de 30 filmes em sua rica bagagem, Geraldo Sarno foi premiado em Gramado RS pelo filme “O ÚLTIMO ROMANCE DE BALZAC”. Além dos já citados, constam em sua filmografia: "CORONEL DELMIRO GOUVEIA",  “EU CARREGO UM SERTÃO DENTRO DE MIM”, entre outros
Geraldo e Ricardo: amigos se reencontram
Neste domingo (17) eu e Ricardinho Benedictis estivemos em Poções e fomos até Morrinhos para bater um papo e rever o meu amigo de infância, reconhecido cineasta  Geraldo Sarno, nacional e internacionalmente premiado pelo magnífico trabalho documental que vem realizando anos a fio, utilizando-se do audiovisual para contar a nossa história, do ponto de vista de um sertanejo, de família italiana de classe média alta e com visões sociais bem definidas.
Fomos recebidos na casa da vereadora Zezeu que ofereceu um lauto almoço para a cúpula da caravana que acompanhava Geraldo Sarno, composta pela equipe da UESB que faz Cinema e que também realiza uma Mostra anual aqui em Conquista. Entre os quais despontavam Esmon Primo, Antonio Rizério e outros, também presentes o vice-prefeito Bonfim, o diretor de cultura Dinho Oliveira, cineastas, fotógrafos e amigos da cultura.
O grupo tinha se dirigido à localidade de Caititu, onde o cineasta gravou um pequeno take para relembrar a infância e cerca das 13 hosras, ei-los de volta.
Há mais de 50 anos não encontrava o Geraldo Sarno pessoalmente, mas parece que o tempo parou e, frente a frente, relembramos alguns momentos da nossa meninice, uma vez que um ano e dez meses apenas nos separam pela idade, já que somos amigos e fomos contemporâneos desde o cursos primário até o ginasial, em Jequié e Salvador. Na verdade, falamos sobre o grande poeta Affonso Manta,  apresentei-lhe meu filho, também documentarista, Ricardinho Benedictis, ao qual Geraldo Sarno, mesmo cansado e com fome,  concedeu uma breve palavra que foi filmada por Ricardinho, à respeito da valoração do documentário, cujo áudiovisual colocaremos à disposição do público à posteriori. Depois de fazermos umas fotos juntos, tivemos que dar asas ao volante e retornar, vez que outros compromissos nos aguardavam.
A II Mostra Cinema Poções é realizada por Fábio Agra e apoiada pela Prefeitura de Poções, Câmara de Vereadores, UESB (Janela Indiscreta), APLB Sindicato e Cineclube Tela em Transe, como consta dos cartazes promocionais.
Parabenizamos os organizadores do evento, na pessoa de Fábio Agra, bem como seus apoiadores e registramos o estímulo para que continuem no foco destas mostras de cinema, oferecendo oportunidade aos jovens poçoenses de conhecerem e reconhecerem seus conterrâneos que vivem em outras plagas, mas não esquecem jamais da Terra Natal. No ano passado o homenageado foi o cineasta Tuna Espinheira. Desta feita foi a vez de Geraldo Sarno

Nenhum comentário:

Postar um comentário