"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Dóminus Vobíscum

As missas tridentinas estão voltando. O bispo da Diocese de Rio Preto –SP autorizou esse tipo de missa atendendo ao pedido de um grupo de fiéis tradicionalistas da cidade. Missa tridentina é a missa celebrada em latim.

Algumas poucas vezes ajudei na celebração da missa em latim na Igreja de Poções. O padre Honorato rezava de costas para os fiéis. Minha função era levar os guias de um lado para o outro do altar para que o padre pudesse fazer as leituras. O fato de ser em latim, significava que muitos fiéis não entendiam as orações, aliada a baixa participação. Como ele falava baixo, dava para ouvir algumas poucas sílabas das palavras. De longe, eu acompanhava a leitura dos guias para saber a hora e o que responder.
A prática (sermão) era em português - a melhor parte da missa. Todos entendiam os ataques às diversas estruturas da cidade. Mas, com grande esforço, Honorato conseguiu fazer a transição do altar-mor para o altar de madeira, voltado para os fiéis. Nessa época, comprou-se o sistema de alto-falantes para que todos pudessem ouví-lo.

Eu fiquei com algumas frases gravadas e até hoje me lembro quando, no final da missa, o padre, voltado para os paroquianos, rezava:
Padre: - Dóminus Vobíscum (O Senhor esteja convosco)
Fiéis: Et cum Spíritum tuo (Ele está no meio de nós)

Padre: Benedícat vos omnipotens Deus, Pater, et Fílius, et Spíritus Sanctus (Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo)
Fiéis: Amém
Padre: Ite, Missa est (ide em paz e o Senhor vos acompanhe)
Fiéis: Déo Gratias (Graças a Deus)
Ele beijava o altar e a gente seguia para a Sacristia.

 
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário