"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

segunda-feira, 18 de março de 2013

II Mostra Cinema Poções - Agradecimentos

Por Fábio Agra 
(do Cineclube Tela em Transe - Coordenador da Mostra)

A II Mostra Cinema Poções – Homenagem a Geraldo Sarno, que aconteceu entre os dias 15 e 17 de março, trouxe para aqueles que gostam de cinema e que o enxergam como a arte que pode abrir caminhos para que se discuta a sociedade e seus valores, suas políticas, as incoerências da vida, etc. reflexões e debates acerca do sertão nordestino, sobre a vida de Geraldo Sarno, sobre uma Poções que ficou na memória de quem viveu a geração dos anos 1950/1960, época em que intelectuais, poetas e cineastas despontaram da pequena cidade do interior baiano. Durante esses três dias, esta memória pôde se tornar coletiva e compartilhada com o público que compareceu ao evento.
Geraldo Sarno durante a II Mostra (Foto: Lulu Sangiovanni)
 Este fim de semana foi vivido de forma intensa. Além da homenagem a Geraldo Sarno, das exibições de filmes, dos debates, da apresentação musical, há inúmeras razões para se comemorar. A arte cinematográfica em Poções saiu fortalecida. Foram estabelecidos contatos de fundamental importância para o desenvolvimento dos cineclubes e das futuras mostras de cinema por aqui. O nome da cidade foi soprado aos quatro cantos da Bahia não pela sua Festa do Divino ou pelo time de futebol que havia no passado recente, mas por ser a cidade de cineastas. Pessoas vieram de outros lugares, até distantes, para acompanhar o evento. Os que não puderam comparecer, enviaram mensagens na torcida que tudo desse certo. Conseguimos mobilizar os filhos da terra que há muito tempo não passavam por Poções. Houve também a gravação de um documentário sobre Geraldo Sarno, com boa parte das imagens feita na cidade. Tudo isso é muito enriquecedor para o município.

Por isso o Cineclube Tela em Transe só tem a agradecer a todos que compareceram e apoiaram a II Mostra Cinema Poções. Agradecemos a Prefeitura Municipal de Poções, o Departamento de Cultura, a APLB Sindicato, o Janela Indiscreta Cine-Vídeo/Uesb, a Liberdade FM e a Câmara de Vereadores; a todos os meios de comunicação que fizeram a divulgação - sites, blogs, rádios e jornais. Um agradecimento especial a TV Sudoeste e a TV Uesb. Nossos agradecimentos vão para algumas pessoas que também foram fundamentais: a Carlos Rizério, que criou o belíssimo cartaz da mostra e foi um parceiro durante toda a preparação até o encerramento; a Lorena, pela criação do folder do evento; aos amigos Gildásio Júnior e Cássia Dias que contribuíram durante os dias que antecederam a mostra e que com certeza enviaram bons fluidos; a Carlos Ripe, sempre disposto a ajudar com a divulgação, a Lulu Sangiovanni, que mesmo à distância sempre foi um grande incentivador. Nossos agradecimentos a Jânio Rocha, que teve grande contribuição para a realização do evento; a Zezel Leite pelo apoio e pelo festivo almoço de domingo; a Guimarães, que também recebeu a devida homenagem pela pessoa que é e por ser um verdadeiro amante do cinema; ao professor Sérgio, que nos cedeu o projetor de 16 mm para ornamentar o local. Temos que manifestar nossa gratidão a Fátima Fróes, que veio à Mostra representando o secretário de Cultura do Estado da Bahia; à equipe que esteve em Poções para gravar o documentário sobre Geraldo - Glauber Lacerda, Rogério Oliveira e Rayssa; a Filarmônica 26 de Junho e a Dinho Oliveira, que deram um toque especial ao evento com boa música. Por fim, nossos agradecimentos ao público, que é o grande motor que nos dar força para realizar um evento como a Mostra Cinema Poções, a toda equipe do Cineclube Tela em Transe, desde os que iniciaram o projeto em 2008 até os que se juntaram recentemente, e a Geraldo Sarno, que foi muito solícito e nos trouxe muito conhecimento. Perdoe-nos se faltou algum nome.

Nota do Blog
Esqueceu um nome e te lembro: Fábio Agra. A cultura de Poções te agradece. Parabéns. 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário