"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

domingo, 30 de setembro de 2012

Fotos inéditas 08 - (Primeira Comunhão)

Santo Inácio de Antioquia disse que "Na Eucaristia, nós partimos 'o único pão que é remédio de imortalidade, antídodo para não morrer, mas para viver em Jesus Cristo para sempre' "

Esse e outros ensinamentos básicos para a primeira comunhão estava na ponta da língua. Nós eramos alunos da catequista Irmã Marilac e outras da famosa "Casa das Freiras", uma instituição que ajudou muito na manutenção da região católica em Poções.

Com o cabelo cortado a "la Hermes", de máquina mecânica, todo de branco, estava pronto para a primeira comunhão.

Encontro nos meus arquivos, uma foto tirada diante do altar da Igreja Matriz de Poções em companhia do meu amigo Sidney Santos, de quem não tenho notícias há bastante tempo.

Ele é filho do saudoso Sargento Severino, nosso professor de inglês e francês.
(a foto, certamente foi feita por Vitinho Borba, entre 1966 e 1967).


.

3 comentários:

  1. Este rito de iniciação aconteceu com a maioria de nós,de ascendencia familiar cristã. É uma caracterização do "bullying" de caráter psico-religioso. As palavras enganosas de Inácio de Antioquia (que nem sabíamos quem era nem de onde era)pretendiam nortear nossa vida neste mundo e nos iludir com a existência de outro mundo. Éramos inocentes e indefesos, como mostra a foto. Muitos de nós não conseguiram se libertar desssa concepção opressiva, e seguiram suas vidas sempre vitimas desta ilusão, mas achando que estavam caminhando para o Paraíso.
    Eduardo Sarno

    ResponderExcluir
  2. Este rapaz do andar de cima é um cri cri retado.

    ResponderExcluir
  3. E o pior é que nem é mais um rapaz, este morador do andar de cima é um velho de longas barbas brancas, veste uma tunica, vive sentado nas nuvens e cercado de anjinhos. E tem muita gente que acredita que ele manda em tudo e em todos...é realmente um cri cri retado.
    ***

    ResponderExcluir