"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

sábado, 25 de maio de 2013

O milkshake divino...

Jogavam Vitória e Bahia, decisão do campeonato baiano no domingo da Festa do Divino. A fatura era líquida e certa. A movimentação em casa era para tomar um milkshake na praça. Eu acabei atendendo ao convite depois que Michele disse que tinha televisão e daria para assistir o segundo tempo. Ele ainda sonhava com a possibilidade do Bahia virar com uma goleada – nem o Divino seria capaz de pairar as suas bençãos sobre o destroçado time. Era fim de linha…

Passamos pelo Coreto, compramos umas coisas na Mostra Cultural e fomos parar no Kimas. Uma porta de bar de bang-bang dava cena ao local. As paredes decoradas com quadros de filmes e artistas famosos. Um ambiente puramente hollywoodiano, de extremo bom gosto. Lembranças dos Cines Santo Antônio, Jóia e Glória.

Naquele pedaço de praça, parece que é o lugar onde a história de Poções é mais forte. Tem o Coreto, a Igrejinha, o museu do Iecem e o Kimas.
Mário e Rita
Mário Guimarães deixou o balcão e veio me cumprimentar. Rita veio logo em seguida e perguntando: - Não é você que tem um blog? Sou a irmã mais nova de Elmano (*), você se lembra?

Mario me contou que tem mais de 500 filmes originais só de bang-bang. - Tem muito espaguete, mas tenho coisas boas!

Fui logo perguntando: - Qual foi o filme que inaugurou o cine Jóia em Poções? Veio um sorriso na face e a resposta imediata, na ponta da língua, como se respondesse a uma sabatina : - A Condessa de Hong-Kong, com Marlon Brando e Sofia Loren. Esse aí eu não tenho ainda, mas já sei onde tem o original e vou comprar, completou.

Entre preparar os milkshakes floresta-negra e as paredes decorativas, cada quadro tinha uma história com detalhes. Não fica só nos quadros, vai para a música também e a admiração por André Rieu, onde assistiram aos dois shows aqui no Brasil, sem contar que veio exclusivamente a Salvador para assistir The Platters, na semana antes da Festa – um presente que eu me dei!, disse Mário
O casal defronte ao Kimas
Pois é, Poções é sempre um celeiro de cultura e surpresas - de coisas boas. De boas histórias e de excelente milkshake (sem falar do picolé de milho).

Parabéns Mário e Rita – sucesso para o Kimas na sua nova casa, com o visual voltado para a Igrejinha do Divino e com a telinha para assistirmos aos cowbóis.


(*) Elmano Barros Moraes, grande amigo, que nos deixou precocemente.

3 comentários:

  1. Mário, porque o nome Kimas ? para faroeste não é melhor Kansas, Texas ou Pecos Bill ? (há! há! )
    Carlos Rizério tem cartazes elaborados por ele sobre filmes, inclusive alusivo a Poções. Veja se consegue para ilustrar sua bela lanchonete e fazer daí um ponto de encontro dos cawboys (quem sabe milk shake de whisky ??) Se bem que o artista é aquele que entra no saloon e pede leite. Todos gozam com ele e depois ele é o mais rápido !!
    abraços
    Eduardo Sarno

    ResponderExcluir
  2. O kimas é um ponto turístico de Poções. Sempre que recebo um amigo de fora, levo pra conhecer. Guimarães é uma figura! Conhecedor da sétima arte, quase morreu enquanto manteve uma locadora de filmes originais. As pessoas(desinformadas) perguntavam se ele tinha o último lançamento do cinemão americano e ele perdia o fôlego, oferecia um clássico e sofria. Minha sobrinha, de 5 anos na época, viu por recomendação dele "amor,sublime amor" e ficou encantada. Meu marido viu a coleção dele e virou fã. E Vítor, um dos herdeiros deles, é um dos criadores do Tela em Transe. Poções tão cheiiinho de gente boa. Que bom!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir