"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Varandas 2 - Procissão

Em dois momentos diferentes, pela nossa varanda, procissões da Festa do Divino.

Na foto em preto e branco, aparecem o Padre Honorato Nascimento à frente com os pajens e os anjos (as crianças), Cristobal Marques Lago (Badinho - de camisa branca), Dona Anina e o Sr. Olavo Lago. No segundo plano, Dona Odete Lago e José Carlos. À esquerda, de óculos escuros, Chico Sangiovanni. Mais ao fundo, os atiradores do TG-135.


A outra foto, a colorida, já no início dos anos 80, a procissão passa com expressiva participação.
(fotos: Arquivo Pessoal)
 
 
.
 

Um comentário:

  1. Com muita pompa, circunstância e sobretudo devoção, as procissões em Poções sempre foram um grande ato de fé pública.Desde as chamadas "senhoras da sociedade" até os mais humildes poçõenses, todos contribuiam de alguma forma para o prestigio das procissões.A religião católica sempre conseguiu manter o povo unido em torno de uma crença e da devoção e culto ao chamado "Divino Espírito Santo".Mesmo hoje, com o fracionamento social e religioso, as procissões prosseguem,na ruas de Poções, revivendo a tradição medieval portuguesa.
    Junto a esta últimas acoplou-se a tradição italiana,trazida pelos imigrantes, que nas ruas de Mormanno se apinhavam em torno dos andores.As duas fotos são impressionantes, a primeira pela força simbólica, a segunda pela massa de fiéis.
    Eduardo Sarno

    ResponderExcluir