"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Fotos inéditas 11 - (Octávio José Curvelo)

Uma foto despretensiosa, nada mais. Na porta da Casa Sarno, três diferentes figuras. Na esquerda, o advogado Fidélis Rocco Sarno quando morou em Poções, Octávio José Curvelo no centro, e o comerciante Chico Sangiovanni, meu pai.

No texto abaixo, escrito por José Onildo Marques, um breve histórico sobre a atuação do prefeito Octávio Curvelo, que governou Poções entre 1977 a 1982:

Foi quando ocorreram várias reformas administrativas, onde várias Secretarias foram criadas. Pavimentação e urbanização da Praça do Mercado, criando o Centro de Abastecimento. Pavimentação e urbanização parcial da Praça do Divino e de parte do canto do Riacho Espírito Santo, com cobertura. Pagamento em dia do funcionalismo público, ampliação da rede municipal de ensino e da malha rodoviária municipal”.

Lembro bem da presença do Sr. Octávio na loja. Essa cena da foto era uma pequena pausa para um café e um pouco de conversa. Todas as tardes rolava um café feito na “machinetta” italiana, aquecida em um fogareiro de resistência elétrica. Ele era um freguês assíduo do cafezinho. Quando não estava na fazenda, circulava pelos pontos de conversas políticas, administrativas e religiosas. Transitava muito bem nesse meio. Era um ferrenho comentarista das atividades dos prefeitos. Não deu outra, entre articulações, sucedeu a Pedro Alves Cunha no comando da nossa cidade, depois do segundo mandato deste.
Com Octávio prefeito, nascia uma nova liderança, seu filho Luiz Heraldo Duarte Curvelo – o escudeiro de todas as horas, coordenador da sua administração. Eurípedes Rocha Lima sucedeu a Octávio e deu sequencia a sua austera administração. Crescia a admiração e interesse do meio político pela candidatura de Heraldo. O destino pregou uma peça e tirou a sua vida em um acidente automobilístico quando voltava de Conquista, exatamente no dia em que efetuou o seu registro político. O substituiu como candidato Tonhe Gordo que, curiosamente, também perdeu a vida em um acidente próximo a Poções.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário