"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Roniwalter Jatobá em Salvador

No próximo dia 9 de agosto, uma quinta-feira, a partir das 13h, Roniwalter Jatobá estará autografando, em Salvador, três livros lançados em 2012: Cheiro de chocolate e outras histórias (contos, Editora Nova  Alexandria, SP, apresentação de Ruy Espinheira Filho), Alguém para amar a vida inteira (romance juvenil, Editora Positivo, PR, apresentação de   Miguel Sanches Neto) e O jovem Monteiro Lobato (biografia, Editora Nova   Alexandria, SP).

Local: Confraria do França (antigo Ex-Tudo), no Rio Vermelho. Sobre Cheiro de chocolate e outras histórias, um dos   primeiros leitores -- o jornalista e escritor Renato Pompeu -- mandou a seguinte mensagem:

"A literatura sempre avança em relação à mais requintada teoria literária. O principal teórico do realismo crítico, o húngaro György Lukács, julgava que não era possível fazer arte a partir do singular, por não ser universal. Somente a partir do singular-universal, ou seja, a partir do particular, é que seria possível fazer arte. Mas Roniwalter Jatobá, neste livro Cheiro de chocolate e outras histórias, prova o contrário. Ele chega a estesias melancólicas e encantadoras, a puros enlevos, a partir de uma féerica feira de singularidades; o conjunto se torna universal."

Sobre Roniwalter Jatobá
Nasceu em Campanário, Minas Gerais, em 1949. Aos 10 anos, migrou com a família para Campo Formoso, Sertão da Bahia. Desde 1970 vive em São Paulo. Como jornalista, foi redator dos fascículos Nosso Século e Retrato do Brasil e colaborou em Movimento, Escrita e Versus. Atuou, também, como cronista do Diário Popular. Publicou, entre outros livros Sabor de química (1977), Crônicas da vida operária (1978), Filhos do medo (1980), Viagem à montanha azul (1982), O pavão misterioso e outras memórias (1999), Paragens (2004) e Trabalhadores do Brasil (1998). Pela Editora Nova Alexandria, publicou, para a Coleção Jovens sem Fronteira, O jovem JK, O jovem Fidel Castro, O Jovem Che Guevara e O Jovem Luiz Gonzaga. É autor, também, de Rios sedentos (Coleção Viagem Literária), voltada para o público infanto-juvenil.
(foto e informações sobre Roniwalter: site www.novaalexandria.com.br).



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário