"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

domingo, 15 de julho de 2012

Museu 2012

Da equipe editora por Ângela Muskat e Zenilda Ramos

Cultural, informativo, criativo, surpreendente, organizado. Essas são as palavras que traduzem a 5ª Edição do Museu de Poções, realizado graças a parceria do IECEM com a Paróquia do Divino, através do Padre José Roberto que apoiou e valorizou nosso trabalho.
Pela temática “Marcas da religiosidade Nordestina”, educadores e educandos demonstraram através de paineis, murais, objetos variados as pesquisas feitas desde o início do ano letivo.
A novidade desta edição foi a grande quantidade de maquetes bem feitas que estavam à disposição dos visitantes, mostrando igrejas, praças, vilas , andores e presépios. Os manequins caracterizados com roupas típicas também tiveram grande apreciação do público, inclusive um quadro representando o cálice sagrado harmoniosamente pintado pelos alunos da 8ª série estava à disposição no museu.
O ambiente estava permeado pelo cotidiano poçõense: panelas de barro, ferros à carvão, canetas, dinheiro e moedas antigas, fotos, máquinas de costura, de datilografia, telefones antigos, rádios, relógios, pilões, batedeira velha, porta-retratos, a mulinha enfeitada com uma magnífica manta, colheres de pau, radióla, discos de vinil, celas, porta-jóias e uma variedade de outros objetos interessantes.
Dos dias 23 a 27 de maio o museu ficou aberto ao público para apreciar a beleza demonstrada, mas o projeto deste ano não parou por ai. No feriado de Corpus Christi do dia 05 de junho, uma comissão de educadoras do IECEM reuniu-se para dar encaminhamento ao museu definitivo da cidade.
Agora o próximo passo é procurar um meio de comunicação com a Secretaria de Educação do Estado (SECULT-BA) para nos informarmos e fundarmos o que a Sociedade Amigos do Museu de Poções de Poções (SAMP) tanto almeja: um Museu real para Poções e que num futuro bem próximo o IECEM venha contribuir a cada ano com uma temática inovadora e criativa como foi a de 2012.
Vamos torcer para que tudo dê certo.
A direção do IECEM parabeniza todos os educadores e alunos que fizeram neste ano mais um projeto de vanguarda.
 
.
                                                                                            

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa e realização ! Vi esta preocupação do museu de Poções nascer com José Onildo Fagundes, que procurou por todos os meios viabilizar um espaço para que a memória de Poções pudesse ser guardada e conhecida.
    Poções possui características próprias, cuja história é de suma importância a preservação.No corte leste-oeste a cidade limita-se com a mata e a caatinga. No norte-sul o trajeto até Salvador e no sentido oposto Minas Gerais e Rio de Janeiro. Este eixo trouxe uma rapidez nos usos e costumes, desde a época colonial, que é preciso compreender e documentar.
    No corte presente-passado,as origens índias, africanas e portuguesas são de forte evidencia e de relativamente fácil documentação.O que podemos então caracterizar como "povo poçõense", com seu modo de ser caracteristico, dividido entre povo propriamente dito e elite,cultivou um modo de vida, de produção, de comércio e vida social que os objetos, documentos, imagens e relatos vão pouco a pouco desnudando. É com alegria que vejo as novas gerações interessadas em conhecer e entender a sua propria história, base essencial para entender a história dos outros.
    Desejo sucesso a todos, neste empreendimento.
    Eduardo Sarno

    ResponderExcluir