"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Carolina Caputo Sola - Falecimento

Morreu na noite de hoje, em Poções, Carolina Caputo Sola, mais conhecida como Lina. Era viúva de Giovanni Sola e mãe de Giuseppe Mario, Miguel Mário (já falecido) e Bruno Sola. Deixa os netos Marcos Vinícius e Carlos Eduardo; Elda Carolina, Thiago e Maria Clara; Bruna, Giovanni e Paula.
                                                  (foto: Vincenzo Sarno)

Lina era italiana da cidade de Rotonda, sul da Itália. Veio para o Brasil no início dos anos 50. Irmã da minha mãe Anna Maria, se tornou sua inseparável companheira, uma forma de amenizar a saudade da terra natal. Com essa vivência próxima, sempre tivemos um carinho especial de filhos.

A costura foi uma arte que trouxe da Itália. Durante muitos anos, manteve um ateliê na sua casa da Av. Olimpio Rolim, sendo um dos preferidos da sociedade poçoense. Depois, se mudou para Salvador. Após o falecimento do marido, voltou a residir em Poções.

Também era exímia na culinária. Além das massas fusilli, cavatelli e pizzas (especialmente alho e óleo), fazia doces como o “canuletto” e “glispella” nas épocas das festas natalinas ou datas especiais. Havia alguns pratos que eu não deixava de comer - “batatas fritas com pimentão”, os minestrones, os bifes à milanesa, sem contar as linguiças calabresas.

Minha tia nos deixa um legado de simplicidade e exemplos de família que aplicaremos no dia-a-dia. Com o falecimento de Lina, encerra-se a geração de tios nascidos na Itália pertencentes às famílias Sola, Sangiovanni, Sarno e Libonati.

P.S. - Meu abraço e carinho aos queridos primos e sobrinhos. Estou na cidade de Senhor do Bonfim – Ba e impossibilitado de chegar em Poções para este adeus final.   


.

2 comentários:

  1. José Carlos Leto06 julho, 2012

    Nossos pêsames à Familia Sola e Sangiovanni.Dona Lina foi uma grande dama da sociedade de Poções.Meus sentimentos para meu amigo Bruno Sola.

    ResponderExcluir
  2. Elda Carolina S. Sola09 julho, 2012

    Tio Lu, mais uma vez obrigada pelo carinho, minha vó sempre foi uma pessoa especial para todos nós, e com certeza vai ficar em nossa lembranças.
    A suadade doi muito, mas vamos mater em nossos corações as melhores recordações vividas ao lado dela.
    Grande beijo

    ResponderExcluir