"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

sábado, 14 de julho de 2012

Por Onde Anda Zé Carlos Leto?

O Por Onde Anda de hoje encontrou  José Carlos Leto, um poçõense, assíduo leitor e que sempre faz os seus pertinentes comentários aqui no Blog. Amigo de anos, contemporâneo de Ginásio (uma ou duas turmas na frente), filho do ilustre Nicola Leto e dona Nicinha, pessoas que muito contribuiram para o desenvolvimento da nossa cidade.

Falar dos Leto, significa falar da história do cinema e da energia elétrica de Poções. Significa a grande família que Nicola construiu, principalmente poder contar com a amizade de Zé Carlos e dos seus irmãos, especialmente de Valdemir, Maria Eugênia e Ângela,  grandes colegas de sala e contemporâneos do Ginásio.
Zé Carlos teve uma vida muito simplória, diz ele na sua modesta fala. Saiu de Poções em 1971 e foi trabalhar nos cinemas do saudoso Francisco Pithon (rede de cinemas que existia em Salvador – Cines Tupi, Guarani, Bahia, Tamoio, Politeama, Liceu, entre outros), indicação de Fidélis Sarno (Fidélis de Boa Nova) grande amigo do velho Nicola.

Deixou os cinemas e foi trabalhar no Polo Petroquímico de Camaçari por longos 18 anos. Vinte anos depois, retornou para Poções e diz que só sai dali por uma razão fortíssima. Casou-se com uma “baianeira” chamada Teresa , nascida em Juiz de Fora – MG e criada em Salvador – BA. Têm três netos: Nicolle, Filipe e Bia.
Trabalha atualmente no Posto de Atendimento do Coelba Serviços e pertinho de se aposentar. Mas, também tem seus momentos de lazer e o “hobby” é tocar teclado nos finais de semana na Pizzaria La Tavola, que pertence a sua filha. Taí uma boa pedida para os finais de semana.
De quebra, ele buscou no fundo do baú, uma foto antiga de 1969, onde aparece a Diretoria do Grêmio Litero- Recreativo 21 de Abril (CNEC Ginásio de Poções) no desfile do 7 de Setembro. Na foto, aparecem  Hernane Exler, José Carlos, Raimundo de Dona Esmeraldina, Osvaldo “Cientista”, Bete Exler, Neca Simões (peço ajuda para a identificação das outras pessoas).  

Quem quiser entrar em contato com ele, o email é jocale@bol.com.br
O Blog agradece a participação de Zé Carlos e continua procurando outros amigos por esse mundo.

.

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria que retrata um pouco da história de Poções e muito da história da minha família, obrigado por relembra-lá.
    Brunno Leto

    ResponderExcluir