"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

terça-feira, 15 de março de 2011

O Sílvio Santos de Poções (Altamirando Alves)

Tenho certeza que Poções sempre foi repleta de historiadores e contadores de casos. Se não escrevem, pelo menos soltam as histórias. São tantas que em um simples final de semana a gente escuta e repassa o filme da vida na memória.

Dessa vez, fiquei o Carnaval inteiro refugiado em Morrinhos, reabastecendo as baterias com a bonita vista da barragem que se tem no alto da varanda da Fazenda Madeira.

Passou por lá um cidadão que tem mais nome de mulher que de homem – Altamirando, que é conhecido como Valter Gabriela, ou simplesmente Gabriela ou Jeans Gabriela. O freguês é quem escolhe e tem até quem o chame de Seu Gabriela. Eu tenho certeza que após tanta história, poderia ser chamado de "Sílvio Santos poçõense". As conversas foram longas e cada vez que eu abria a boca para contar uma história, ele contava duas e dizia: “Anote essa daí para seu blog”.
Gabriela é uma referência no comércio de Poções. Foi ganhar a vida em São Paulo e após juntar as economias, gastou tudo com a morte da mãe. Retomou o trabalho e correu atrás de novas possibilidades de levantar o seu comércio.

Me contou que uma vez chegou para o seu ex-patrão e disse que queria trocar um fusca por centenas de calças jeans. Trouxe tudo e veio vender na nossa cidade. Com pouco tempo, estava lá para comprar outro lote maior ainda, dessa vez com crédito.

Passeou por diversos pontos comerciais até receber o convite de Valtesson, o Gordo da Farmácia, para se associarem e comprarem o prédio onde hoje funciona a sua loja. Sem um real no bolso, confiando no amigo, partiram para Vitória da Conquista para tratarem do assunto. Convenceu a vendedora que deveria pagar o valor integral somente alguns meses depois do acerto, sem necessidade de parcelamento. O amigo disse: "Toma logo a minha parte e o resto é com você". Trabalhou duro e antes do prazo já havia liquidado a compra.

É certo que ele não trabalhou tanto assim sozinho. Dona Rosangela sempre foi o seu braço direito e carregou o negócio junto com ele, transformando na beleza de loja que é a Jeans Gabriela, na praça principal de Poções.

É um admirador de caminhadas e me convidou para andar na minha próxima ida a Poções. Eu já aceitei - não para perder a barriga, mas para ouvir as suas histórias.




.

3 comentários:

  1. Sou testemunha do trabalho desse casal. Sou cliente deles desde o início. Eles são a demonstração de que com garra, determinação e disposição para o trabalho o sucesso será a consequência natural. Além de serem admiráveis como empresários, têm uma família linda! Sou fã!

    ResponderExcluir
  2. É com grande orgulho que devo tudo que sei, o aprendizado de como ateender aos clientes e a parceria com os colegas de trabalho ao experiente professor Walter(Gabriela). Com seu jeito rude, simples e sobretudo o coração enorme está sempre disposto à ajudar as pessoas, prova disso é que não consegue trabalhar no atendimento (caixa e fichário)da loja, pois corre o risco de abrir mão de tudo, por isso esta difícil missão ficou sob minha responsabilidade.
    Como sua FÂ INCONDICIONAL só tenho que agradecer a parceria de quase 29 anos, sempre com você|
    Rosângela

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de deixar meus parabéns a Lulu Sangiovanni pela materia e a Valter e Rosangela pela simplicidade com seus amigos e clientes, sucessos a todos!

    ResponderExcluir