"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

segunda-feira, 14 de março de 2011

Nota de desfalecimento

Já me disseram que o blog está se tornando um grande obtuário. Infelizmente, é uma tarefa que eu não posso deixar de fazer, que é comunicar as passagens dos nossos amigos e entes queridos.

Mas, para descontrair e contar um pouco de história, retornei hoje à normalidade depois do carnaval e de algumas viagens de trabalho. Almocei com os colegas Edson Cabeça, Domingos Schettini e Gleiko Brito, que são do interior e conhecem bem essas passagens características.

Comentei sobre as mudanças na comunicação de antes e hoje. É que algumas pessoas foram à nossa casa na parte da tarde quando o sepultamento da minha mãe já havia ocorrido no período da manhã, sem contar que muitos não souberam do fato, mesmo estando em Poções.

Falei de quantas vezes fui tocar o sino para anunciar a ocorrência de falecimentos. Trabalhava de coroinha na Igreja e essa era uma das minhas tarefas quando o sacristão não podia fazer – aprendi a seqüência do toque com Tonhe Gordo. Em seguida, o serviço de alto-falantes, na voz de Vicente Ventura, anunciava a ocorrência e o horário do enterro, ao som da Ave-Maria. Toque de sino e alto-falante combinavam. Vicente dizia:

"Nota de falecimento. A família de fulano comunica o falecimento de beltrano, ao tempo em que convida para o seu sepultamento às tantas horas, saindo o féretro da sua residência para o cemitério da cidade. A família enlutada agradece por este ato de fé e piedade cristã".

Mas, Domingos, que morou em Coaraci, atento a minha história, contou um fato interessante para confirmar a velocidade da informação no passado:

Houve um acidente entre Coaraci/Itabuna e uma professora famosa ficou muito machucada e foi transportada para o hospital. Alguém deu a notícia que a mesma havia falecido. Na mesma hora, o serviço de alto-falantes da cidade de Coaraci comunicou o fato.

A cidade inteira em desespero e chega a notícia desmentindo. Exigiram que o mesmo locutor fosse desfazer a notícia. Ele começou a nota dizendo:

"Nota de desfalecimento
A família da professora comunica o seu desfalecimento e...."

Domingos não completou a história porque todos não se aguentaram na risada.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário