"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Pop78 - Uma viagem ao passado



Ensaio da Banda Pop78
As notícias que chegam de Poções, dão conta de uma onda de euforia e expectativa com a Festa do Divino. Tenho a impressão que este ano será o fim do “divisor de águas” entre o antigo e o novo – enfim, diversão para todos os gostos e idades. 
A festa do grupo de amigos do Velhas Fotografias de Poções também promete (07/06). Um reencontro de amigos como nunca visto - casa cheia, como se diz no futebol. Tenho lido confirmações de presenças de pessoas que já haviam dado como encerrada a participação na adoração ao Divino.
Uma das maiores atrações, com certeza, será a Banda Pop78. A antiga banda Os Fantasmas, de Poções, se manteve travestida durante anos com nomes que fizeram sucesso, sendo o Fase Cinco um dos grandes. Chegou a vez de voltar pra casa. Tocar no Clube de Poções é reviver a sua origem.

Nessa euforia de voltar, a convite de Robertinho Prudente, eu fui conferir o ensaio que a banda fez há duas semanas e vem repetindo quase todos os dias.

Fui recebido por Jeová, Robertinho e Albérico no estúdio do Itaigara com a alegria de quem não se via há anos. Os olhos de todos brilhavam na mesma intensidade. Respirávamos um ar de nostalgia, e ansiedade para começar o ensaio de imediato, mas ainda existia um mundo de fios a ser conectado nos aparelhos.

Carlos Senna
Ao lado deles, o experiente contrabaixista Carlos Sena dava as coordenadas para o ensaio começar com um “ar” muito espontâneo e sorridente. André Barbosa, o Pixinguinha, tocava no teclado umas notas querendo ensaiar aquilo que já estava planejado. Enquanto isso, Jeov
á montava o pedal na bateria e escolhia as baquetas sob a gozação de Albérico. Robertinho me apresentou a lista com todo o repertório e o que tocarão nas sequencias.

Como não entendo muito, fiquei na cerveja anotando e fotografando enquanto cada música era ensaiada. Entre uma e outra, a pausa para lembrar dos detalhes do passado. “Milionários” foi a única liberada para dizer que está no repertório. Mas, eu disse que “Georgia” deveria ser no início de algum intervalo para a gente se lembrar do momento em que cruzávamos o salão para neutralizar a concorrência na hora de formar o par para dançar.

Jeová Prudente
As baquetas de Jeová soavam como uma marcação de tempo, literalmente. Pra marcar o tempo de entrada de uma nova música, bem como uma marcação do nosso tempo de adolescente . Robertinho olhou para Albérico e puxaram o sucesso antigo - “Cândida”. Sucesso total no estúdio, os cinco cantaram e se formou um coro bonito, harmonioso. Era como estar no meio do salão do Clube de Poções. Embalaram o ensaio ao som de Creedence Crewater Revival e eu, grudado na Skol, imaginando como será a nossa festa. A sequencia dos Beatles é fantástica (chega, pois prometi que não contaria).

Enquanto trocava os pedais de solo da guitarra, Albérico comentou que a banda promete surpresas e fortes emoções. Relembrar o passado é o presente da confraternização com os nossos companheiros. Os estilos de cada um estão mantidos e isso faz parte do espetáculo. Animação e disposição pra tocar durante horas não vão faltar, prometeram.

Só posso garantir que tudo aquilo que vi e anotei não é metade do que a Pop78 vai mostrar. Quem quiser conferir essa empolgação envolvente vai poder viajar no passado – nós, a plateia delirante – eles, os músicos apaixonados pelo passado. Um casamento perfeito!!!

A festa promete e quem viver (revi)verá sempre...

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário