"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Velhas Fotografias de Poções - Uma realidade

Tonhe Banana, Albérico, Jeová e Sandoval  formavam Os Fantasmas, primeira banda de Poções
Faço parte de uma página italiana do Facebook, intitulada Vecchie Fotografie di Mormanno ed intorno (Velhas Fotografias de Mormanno e região). Tenho, ali, a oportunidade de publicar as fotografias que recebemos nas cartas que foram enviadas durante vários anos pelos nossos tios e primos.

São fotos únicas. As pessoas eram fotografadas e mandavam nas cartas sem se preocuparem em deixar ou mandar fazer uma cópia. Então, as manifestações das pessoas no FB eram de surpresa, como se fossem vistas pela primeira vez.

Eles (a página italiana) detalham as fotos e, praticamente, contam as histórias, citam nomes e são incentivados a publicarem outras fotos. Então, uma memória pode ser resgatada.

Pensei a mesma coisa para Poções, apesar do nosso acervo fotográfico ter sido bem diferente e mais fácil. Por exemplo: na nossa cidade, os fotógrafos existiam em maior número. Os filmes eram revelados e sempre faziam-se cópias extras na ampliação para ajustar tempo de exposição, revelação e foco. Inúmeras vezes, Vitinho e Zelinho fizeram isso e mandavam as fotos extras para a família que encomendava. Por sua vez, essas fotos eram mandadas como lembranças para as outras famílias e colcadas em álbuns.

É comum na nossa família a existência da mesma foto em vários álbuns.

Por outro lado, os museus de Zé Onildo e do Iecem não se desenvolvem e as fotos exibidas são sempre as mesmas. Enquanto isso, as gavetas das pessoas estão cheias de fotos, se perdendo com a ação do tempo. Um dos objetivos é alimentar os museus com as fotos.

O Cine Glória de Poções anunciando o filme A Marca do Vingador
Criei a página em novembro e fiz alguns testes até o lançamento no dia de hoje. Em pouco tempo, já são dezenas de publicações e centenas de visualizações. Meu amigo Fábio Agra mandou uma mensagem “in-box” dizendo que logo apareceria alguma pérola. Não demorou muito e José Olavo Lago mandou uma foto do Cine Glória. Na sequencia, Robertinho Fagundes Prudente manda as fotos do primeiro grupo musical, Os Fantasmas.

Os próprios museus podem copiar ou solicitar aos proprietários as cópias com maiores resoluções e próprias para ampliação. O colaborador deve se esforçar para citar nomes das pessoas, locais e datas.

Posteriormente, farei uma classificação por assunto para que os historiadores se interessem em contar a história da cidade.

A Filarmônica em uma das suas formações
Por outro lado, enquanto as fotos chegam, vamos ficando nesse “frisson” que as postagens está causando e aguardando por outras pessoas que ainda não conhecem a página e têm muito a colaborar.


Velhas Fotografias de Poções tem o seguinte endereço no Facebook: https://www.facebook.com/groups/213813892124248/

Obrigado a todos que estão contribuindo. A história de Poções agradece.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário