"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

sábado, 5 de outubro de 2013

Joaquina Ventura: No tempo das parteiras

Por Ricardo Benedictis

Dona Joaquina foi, por longos anos, a principal parteira em Poções. Desde o acompanhamento da gravidez até o curativo definitivo após a queda do umbigo do recém-nascido, dona Joaquina visitava regularmente suas parturientes. E pelas suas leves mãos bondosas, em nossa casa, apenas o meu irmão mais velho e já falecido, Ernesto De Benedictis nasceu em Salvador, ‘aparado’ pela parteira Ignês Assumpção Alakija, que residia na Rua Siqueira Campos 16, no Barbalho.

Voltemos à dona Joaquina Ventura. Era uma senhora de estatura mediana para os padrões da época; devia medir mais ou menos 1,58 m. Tinha a voz doce e enérgica e falava baixinho, mas sua voz era audível e até sonora. Foi assim que, pelas suas leves mãos bondosas eu nasci, bem como mais oito entre meus irmãos e irmãs.

Meus pais e toda a minha família, nutriam muita amizade por dona Joaquina. Ela tinha trânsito livre em nossa casa, onde era tratada como parente próximo. Não me lembro quando ela faleceu pois já morávamos em Salvador à época do seu passamento. O certo é que ela merece a nossa homenagem e a nossa gratidão.

Vicente Ventura, pai de Pedro Jorge (funcionário da Justiça), foi funcionário do IBGE até aposentar-se; Vicente era neto de dona Joaquina.

Bom salientar que dona Joaquina ‘aparou’ duas gerações de poçoenses, tendo a seu encargo a graça de ajudar a virem à luz, inúmeras personalidades do mundo sócio-político-artístico de Poções em cerca de trinta anos de labor profissional.

Os membros da colônia italiana que se instalara em Poções desde os anos 1920, com raras exceções tiveram em dona Joaquina a parteira oficial das famílias. Ela era muito benquista e respeitada pela nossa sociedade poçoense, sem esquecer, entretanto, de registrar os bons serviços prestados à comunidade pelos médicos Peixoto Junior, 
Nestor Guimarães, Ary Alves Dias, Aloísio Euthalio da Rocha, entre outros contemporâneos da grande parteira Joaquina Ventura, através de cujas leves e bondosas mãos, tivemos o privilégio de aportar na Rua da Itália nº 13, em Poções, Estado da Bahia.

Também o cineasta Geraldo Sarno, o médico e ex-presidente nacional do INSS - Crésio Rolim, bem como o ex-presidente dos Correios – José Carlos Rocha Lima, vários prefeitos, deputados, advogados, médicos, dentistas, engenheiros, militares das três Forças e muita gente do povo – passaram pelas leves e bondosas mãos da grande parteira Joaquina Ventura, a quem, em nome da nossa memória cultural, rendo as maiores homenagens.

Que Deus a tenha, Joaquina.  


.

Um comentário:

  1. Acredito que não a conheci. Admiro a sua homenagem e gratidão a uma senhora que tanto ajudou à sociedade poçoense.
    Mas, muitas dessas pessoas que você citou e que “chegaram” a Poções ajudadas pela srª Joaquina eu as conheço e fomos contemporâneos da década de 60.
    Parabéns. A gratidão é uma riqueza.

    ResponderExcluir