"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Eurípedes Rocha Lima - A história

EURÍPEDES ROCHA LIMA, nascido em 24 de Julho de 1926, em Umbuzeiro de Poções, Bahia, filho de Pedro Lima dos Reis e Ana da Silva Rocha. Aos 10 anos, cursei a Escola particular do Professor Alfredo José Ferreira e aprendi tudo que o Professor sabia, tendo sempre o cuidado de ler e escrever todas as manhãs antes de ir para o trabalho da roça com meu Pai, mas não era da minha aptidão o serviço braçal. Em seguida fui tomar conta de uma “bodega” (venda) na Fazenda Palmeira em 1939, época que teve uma grande seca e fome, tinha-se o dinheiro, mas não a mercadoria, alimentação não existia por falta de transportes, muitas vezes vi pessoas caírem desnutridas.
 
Em Janeiro de 1940 teve uma chuva que alagou a cidade de Poções, caindo muitas casas comerciais com grandes prejuízos aos proprietários. Voltei de Palmeira a Umbuzeiro para trabalhar na Loja de Diolino Xavier Luz, que a firma era Benigno & Luz, ganhando vinte mil reis por mês, moeda da época. Após seis meses fui negociar como ambulante, comprando e vendendo semanalmente entre Poções e Coquinhos. Voltei a trabalhar em balcão na Loja com Diolino até 1946.
 
Quando mudamos para Poções em 02 de Dezembro de 1946, trabalhei na Loja onde hoje é uma “Creche”, até 1949. Em 1947, fiz o Tiro de Guerra de Janeiro a Dezembro. Em 1948, no dia 05 de Setembro casei com Idalice Rocha Silva, tivemos 8 (oito) filhos: José Carlos Rocha Lima, Vanderley Rocha Lima, Sirley Rocha Lima, Augusto Carlos Rocha Lima, Maristela Rocha Lima, Humberto Carlos Rocha Lima, Maria Estela Rocha Lima e Ednilson Rocha Lima.
 
Em 1950, fui trabalhar na Padaria e Bar Conceição de Antonio Aguiar, dali em diante começou a clarear os horizontes com muito esforço e trabalho. Em 1954, me estabeleci no comércio de Padaria e Bar até 1963. Já estava equilibrado um pouco com as finanças. Ingressei na política com Aníbal Carvalho, fomos vitoriosos, continuando Vereador por duas vezes (8 anos), Vice-Prefeito com o Prefeito Otávio Curvelo (6 anos). Candidatei a Prefeito no pleito de 1982, fui eleito para mandato de 6 anos, tendo assim 20 (vinte) anos de vida pública.
 
Fui Adjunto da Promotoria Pública por 15 anos sem remuneração, e também fui Presidente da Loja Maçônica União e Justiça Nº 27 deste Oriente de Poções por 3 (três) vezes, passando por todos os cargos. Fui fundador do Centro Espírita Servos de Maria e Presidente por dois anos, com os irmãos Lourival Manoel da Silva, Ubirajara Pombal, Nicola Leto, Maria Bernardino Lago Macêdo e Saturnino Luiz de Macêdo. Fui Tesoureiro da Sociedade União das Classes, não mais existente. Continuando na política, fui candidato por duas vezes, perdi para Tonhe Gordo e continuo na política Municipal, sendo meu “hobby”.
 
Casei pela segunda vez com Vanuza Caires Macêdo, cuja união tivemos um Filho maravilhoso: Rômulo Pedro Macêdo Lima, um jovem de 21 anos, faz faculdade na UESB, muito estudioso e só nos dá prazer. Aos 85 anos de idade, sou Diabético tipo II, faço hemodiálise três vezes por semana e me considero “Jovial”. Agradeço a DEUS por tudo que fui e sou, com 50 anos na política, não tenho inimigos, mas sim amizades em todas as agremiações políticas.

Texto escrito por Eurípedes Rocha Lima há 02 anos e compilado por Vanuza Caires Macedo Lima (esposa) em 08.10.2013.
 
Nota do Blog 
(Este texto foi gentilmente cedido e autorizado a publicação por Vanuza Lima, a quem o Blog agradece pela contribuição à memória e história de Poções).
 .

Um comentário: