"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

quinta-feira, 21 de junho de 2012

São João - As fogueiras de Lindolfo Brito

No tempo das boas festas de São João, me lembro das fogueiras que eram feitas pelo Sr. Lindolfo Brito (na genealogia, Lindolfo era casado com Dona Dadá, pai de Zorilda, que é a mãe de Zé Palladino, que é irmã de Edson e de Alênio Brito – acho que não errei).

Penso que as fogueiras tinham uns 10 metros de altura. Posso estar enganado nessa medida, pois a ilusão ótica é diferente de quando era pequeno para os dias de hoje.

Mas, a fogueira era montada apoiada em quatro grandes estacas e as madeiras amarradas, assumindo o formato retangular. Se usava até escada para montar a parte mais alta.

Em volta e na rua, um bocado de bandeirolas de papel de seda formava um pequeno arraial. Nesse clima, havia a curiosidade de ir ver a grande fogueira pegar fogo. Na manhã seguinte, logo cedo, outra curiosidade: saber quanto ele queimou e isso virava o assunto do dia.



.

Um comentário:

  1. poxa amigo vc me faz lembras dos bons tempos , parabens, eu morava pertinho do seu lindolfo e d dada.
    como é bom lembrar de minha infancia.

    ResponderExcluir