"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

sábado, 16 de junho de 2012

Quando a roupa conta a história

Aqui, com meu chapéu de palha na cabeça, me pego olhando velhas fotografias. Tenho um vasto arquivo já escaneado e catalogado que me permite ver por assunto. O chapéu de palha é para comemorar o São João, a forma aportuguesada da palavra Sangiovanni.

Viajo no tempo e consigo enxergar e lembrar de uma cidade bem primária. Não faz tanto tempo assim, talvez, uns 50 anos atrás.
Desde antes, a cidade já clamava por um desenvolvimento. Era a novidade da cidade o prédio dos Correios (ECT, como se chamava antigamente). A foto mostra um passeio em um dia de domingo. E como eu sei que foi num domingo? Claro, os dois, meu pai Chico e meu tio Américo Libonati, estavam de paletó e eu usava um conjunto de mesma cor e sapato com meias. Era comum o uso da gravata durante a semana, mas o paletó era usado apenas aos domingos por causa da missa. A calça curta era comum às crianças e somente se usava calça comprida depois dos 15 anos. As pessoas que passam também estão vestidas de forma mais social, talvez voltando da missa.

Mas, o importante, é olhar a paisagem ao fundo da foto e ver o vazio que existia. Veja que a praça da feira nem era projeto. Ela era na praça onde se festeja hoje a Festa do Divino.

Você que mora na cidade nos dia de hoje, imagine que a diversão de antigamente era conhecer as novidades da cidade. Da rua da Itália até os Correios uma boa caminhada e, por vezes, desbravando matagais porque não existiam casas no caminho.

O poder da fotografia é fantástico. Conta a história a partir de uma ingênua pose.

.

5 comentários:

  1. Lu, Veja se consegue ler o que diz a faixa.
    Da Rua da Itália até o correio, no meu tempo,que é anterior ao seu, não se passva por matagal.Era a parte mais urbanizada da cidade. Havia como opção seguir pela rua do Cine Santo Antonio (atual Olimpio Rolim) ou pela rua da nova igreja.
    abs
    Eduardo Sarno

    ResponderExcluir
  2. Não vai me dizer que o moleque sentado no muro era você? rsrs

    ResponderExcluir
  3. Lulu, estou aqui matutando a minha memória para identificar o local exato desta foto. Acho que ela tem mais de 60 anos. O seu pai aparentava ter menos de 30 e no local onde vc diz que hoje se dá a Festa do Divino eu acho que não é. Parece-me que a foto foi tirada próxima a Igreja Matriz e tendo em 2º plano a área em que hoje é o Mercado Municipal. Não tenho certeza. Abraços,
    Salvador

    ResponderExcluir
  4. Lulu Sangiovanni25 junho, 2012

    Prezado Salvador, como sabes, já enviei a minha consideração sobre os seus questionamentos. Faço, agora, para os que não acompanharam as nossas mensagens:
    - quando meu pai chegou no Brasil, ele tinha 38 anos;
    - na foto, confirmado por Pepone, sou eu com aproximadamente 6 anos de idade. Portanto, a foto é de 1961 ou 1962.
    - Quanto a imagem ao fundo, ela é a praça ao lado da Igreja Matriz, defronte a atual feira. A feira, anteriormente, era na praça onde se faz a festa de hoje.
    Abs,
    Lulu

    ResponderExcluir