"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

domingo, 15 de novembro de 2009

Camisa Amarela

Alguém sempre me pergunta como sei de tantas histórias de Poções. Naturalmente, elas vêm quando lembro das fisionomias das pessoas.

A igreja me ajudou muito. Tive a oportunidade de ser coroinha por um bom tempo. Sabia onde as pessoas sentavam, qual congregação pertencia, da freqüência na igreja e na fila da comunhão. Essa observação transcendia para as ruas. Conheci muita gente e assim me vem as histórias.

Dessa convivência, me lembro de algumas passagens do nosso imortal Padre Honorato Nascimento de Andrade ou Padre Norato, como era comumente chamado.

Na porta lá de casa, quando avistávamos o padre, colocávamos atrás de qualquer porta uma vassoura de cabeça para baixo com um pano enrolado. Era a simpatia usada para que o Padre não demorasse muito. Algumas vezes deu certo. Outras vezes, só foi embora depois do meu pai oferecer uma bebidinha para ele.

Não bastassem as visitas inesperadas, a mais constante era perto do meio dia para ser convidado para o almoço. Mas minha mãe tinha a manha e dizia: - Já estava fazendo um prato para mandar levar na casa do Monsenhor.

Pronto! questão resolvida, só que sobrava pra mim. Eu tinha que levar o prato na casa do padre.

Ele, apesar de teimoso, era um sujeito muito inteligente. A surdez o prejudicava. Desenvolveu a visão e julgava os fatos pelo que via. A mudança da missa em latim para a missa em português o obrigou a desenvolver mais os temas religiosos. Muitas vezes, a prática era sobre o comportamento particular da pessoa e, lógico, não tinha nada com a igreja. Acabava virando tema de discussão da semana.

A compreensão do que se falava era assim: - Padre, amanhã a missa será às sete? Prontamente respondia: - Não, não, às sete, às sete.

Na hora dos batizados, ele colocava a vela na mão de cada criança e perguntava: - Nome deste? Eu dizia o nome, mas não adiantava – ele não ouvia. Simplesmente falava, eu te batizo em nome do pai e do filho.

A mesma coisa era na hora dos casamentos. Ele nunca disse os nomes dos noivos para declará-los marido e mulher.

Usava aparelho de surdez e aumentava o volume da captação sempre que queria ouvir o que lhe interessava. Era uma microfonia só. Um zumbido que as pessoas ouviam de longe.

O aparelho era alimentado por baterias especiais e vendidas apenas no Centro Auditivo Telex, aqui em Salvador. Por causa dessas baterias, viajei muitas vezes. Ele pagava as passagens, o táxi e o lanche. Saia de Poções na sexta à noite, comprava as pilhas no sábado pela manhã e ficava o resto do fim de semana por conta.

Todas as pessoas que o Padre abordava na rua eram chamadas de Joaquim. Ele dizia: - Joaquim, seu fim vai ser morrer! E nessa onda, certa vez, Michele levou o amigo Joaquim Mendes para passar uns dias em Poções. Cruzou logo com o padre e anunciou para o amigo: - Vamos apostar como ele vai adivinhar o seu nome? Não deu outra e ouviu a frase famosa. Admirado, Joaquim perdeu a aposta.

Outra coisa boa era confessar para o padre surdo. Ele fazia as perguntas e a gente só respondia sim ou não. A sentença não deixava de ser a mesma – Salve Rainha uma vez, Ave-Maria e Pai-Nosso três vezes cada.

O padre comprou para a igreja um moderno sistema de alto-falantes. O amplificador parecia uma geladeira, tal o tamanho. Os microfones eram do estilo pedestal e direcionais. Ele mesmo fazia questão de regular o volume, os graves e os agudos. Entendeu que não tinha condições de fazer e passou a adotar marcas pré-definidas nos botões. Para testar o microfone, dava forte soprada e olhava para um de nós pra saber se estava no volume certo. Depois, confiou essa tarefa para Tonhe Gordo.

O tempo passou e a minha colaboração na igreja chegava ao fim. Comecei a espaçar a ajuda e só aparecia na missa de sábado à noite. Eu comprei uma vistosa camisa amarela, de “banlon”, modelo “cacharrel” (gola olímpica), mangas compridas e só usava nas noites de sábado, o padre assimilou o fato do uso da camisa ao meu afastamento da igreja. Passou a me chamar de “camisa amarela” toda vez que nos encontrávamos.

Foi fiel à batina e ao barrete. Poderia ter pregado melhor o “pacem terris” de João XXIII, onde dizia que a paz verdadeira está assentada em quatro pilares: justiça, verdade, caridade e liberdade.

Bom ou ruim, o padre teve o seu lugar por 48 anos à frente da paróquia de Poções.

O nosso poeta Afonso Manta, em texto publicado sobre o Padre, comentou: "Cabe apenas a Jesus o julgamento do nosso Noratin”.

2 comentários:

  1. Me lembro que, a gente, moleques, entrava em casa, em Poções, gritando "Minhavó, lá vem padre Norato!" E tome-lhe dona Anna Maria correndo pela casa, com aquele passinho ligeiro dela, para se esconder do cura! Às vezes não adiantava: ele entrava assim mesmo e acabava a encontrando -- tenho para mim que, como boa católica apostólica, ela não aguentava de culpa de se esconder do padre e acabava saindo do esconderijo para cumprimentá-lo...
    Vovó Anna pode ter se perdido em sua memória, mas não perdeu o passinho ágil que, de vê-la, faz disparar a memória da gente...

    ResponderExcluir
  2. Alguém saber min dizer que ano padre Honorato faleceu,fui batizado por ele faz muitos anos que eu sair de Poções
    Muitas saudade ,nunca min esqueci das minhas horige,minha terrinha.

    ResponderExcluir