"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Irmão Pires

Faleceu nessa segunda (2), em Recife, o meu amigo e irmão Lindbergh Pires.

Tive o prazer de conviver por quase quarenta anos. Nossa amizade começou quando ele conduzia um grupo de jovens e liturgia no Colégio Antonio Vieira, aqui em Salvador. Bete, minha mulher, na época, fazia parte desses dois grupos e me convidava para participar. 

Eu não tinha cacife espiritual e nem formação religiosa para enfrentar o irmão Pires, preferindo ficar ali, no fundo da igreja nas missas dominicais, e na porta do Vieira, nos finais de noite das terças-feiras.
Lindbergh Pires, de camisa escura - Anos 80  (Foto arquivo pessoal).
Mas, ele, habilidoso, mandava me chamar para conduzir a kombi do colégio quando o grupo ia fazer retiro no sítio Loyola, em Abrantes e tratava logo de me encaixar nos pequenos grupos. Assim, eu poderia tomar gosto pelo estudos do grupo. Pires me enquadrava, mas preferia organizar o time de futebol.

Essa relação com o grupo serviu para consolidar uma amizade que se manteve por tantos anos. Pires se tornou “de casa” e todas as férias sempre vinha passar uma semana com a gente.

Assistindo TV, jogando cartas, nas refeições e nos passeios, sempre tivemos a companhia de um ser humano extraordinário com os seus pontos de vista, reflexões, puxões de orelhas. Enfim, uma companhia que valia à pena, que todos queriam. Desfrutamos muito da sua presença.

Ele era Jesuita na Companhia de Jesus, Regente, Compositor, Professor e Dirigente de Curso na UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco).
Lindbergh Pires e Luiz Sangiovanni (Foto Arquivo Pessoal)
Em fevereiro, participamos das comemorações dos seus 70 anos de vida e 50 anos na Companhia de Jesus, em Recife, juntamente com os seus principais amigos, familiares, colegas de trabalho e inúmeros alunos do seu Madrigal, com quem realizava várias apresentações no ano.

Falar do meu amigo é dizer que sentirei muitas saudades, mas sempre estará nas minhas orações e no aprendizado de vida.

Lembrarei sempre de um dos seus grandes sucessos cantado nas missas de todo o mundo, que descreve muito bem a sua dedicação pela opção de vida, a de Jesuita.


“Quero ouvir teu apelo Senhor!
Ao teu chamado de Amor responder!
Na alegria te quero servir!
e anunciar o Teu Reino de Amor!!
E pelo mundo eu Vou!
Levando o Teu Amor!...

E disponível estou!
Para servir-te Senhor!
Dia a dia tua Graça me dás,
nela se apoia o meu caminhar!
Se estás ao meu lado Senhor!
O que então poderei eu temer!
E pelo mundo eu vouuu!!
Cantando o Teu Amor!!
Pois disponível estou!
Para servir-te Senhor!”

.

2 comentários: