"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Museu do IECEM - O bom Museu de Poções

Deixei para visitar o Museu do Iecem no sábado, lá pras 18 horas.

Aquele lugar traz uma recordação inestimável da Poções antiga, moderna e quase atual pela diversidade de fatos e coisas juntadas ao longo da sua existência e nas versões anuais ao lado da Igrejinha.

Comecei a ver a exposição logo pelo lado direito, na tentativa de dar uma volta completa, encerrando pela assinatura no livro de presença na recepção. Passei por uma área específica destinada à Festa do Divino e vi que estava sendo exibido um vídeo da própria Festa nos anos 80. No mesmo momento em que via os cartazes de Festas anteriores, a minha imagem era exibida naquela parte do filme. As imagens eram familiares pois todas elas foram feitas por mim e pelo meu irmão Pepone numa antiga filmadora JVC, moderníssima para a época, gravadas naqueles cartuchos de fitas VHS.
 Pepone reproduziu o documentário com as imagens da Festa e outras íntimas com as nossas famílias em DVD. Gentilmente ele emprestou o filme, fizeram cópias sem a sua autorização e venderam nas bancas de DVD´s piratas na feira de Poções. Não tiveram piedade…

O lado positivo da história, é que as imagens em tão pouco tempo se transformaram em um histórico riquíssimo que mostra o modelo antigo da Festa do Divino e estão no lugar certo, naquele Museu. Então, como exemplo, não podemos perder o hábito de fotografar e filmar as nossas tradições, pois é assim que se registra a memória.

Mas, se existe o acaso nessa história, certamente a pomba do Divino deu uma mãozinha para tamanha coincidência.

Ao IECEM, mais uma vez, os meus parabéns!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário