"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Geração Band on the run

Na década de 60, fomos bombardeados por excelentes grupos musicais como os Beatles, Pink Floyd, Rolling Stones e tantos outros. Era tudo que um jovem poçõense de 14 anos podia ter. Bastava um lançamento em Londres e uma espera de 60 dias para o disco chegar às lojas.
Foto Arquivo: Gina Risério
Os discos chegavam e eram reproduzidos em fitas cassetes gravadas diretamente no som da radiola, cheio de chiados e o barulho dos clik´s do botão play – era difícil “gravar direto” (cabo do gravador ligado direto no auxiliar da radiola). Em cada capa, dava para enxergar a evolução do grupo. Os cortes de cabelos e os trajes eram copiados.

Em abril de 1970, foi anunciado o fim da banda Beatles. As barracas do ginásio na Festa do Divino não seriam as mesmas sem os novos lançamentos. A música de Paul McCartney “Another Day” dava alguns sinais de sobrevivência da banda. Era possível sonhar com a volta dos Beatles diante dos boatos que as rádios anunciavam. Cada vez que a “banda da maçã” do compacto duplo rodava no prato da radiola, ajudava a alimentar a idéia. A invasão da música dos ingleses continuava. Passava-se a admirar Pink Floyd e Elton John.

Em 1974, a esperança já não sobrevivia. O mito McCartney estava mais do que vivo e só, lançando o LP com a música Band on the run. Vivíamos de casa em casa procurando um lugar para fazermos uma festa, um espaço para curtirmos a música. Enfim, era Band on the run, a música de dois ritmos, aquela que nos trazia de volta os bons tempos dos Beatles.

Agora, em 2010, McCartney nos presenteia com esses shows fantásticos no Brasil e com Band on the run no repertório, o que nos dá a impressão de ouvir pela primeira vez esse hino da nossa juventude.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Almoço anual da Família Sarno

O tradicional almoço da família Sarno foi realizado ontem (21), na Casa d´Itália, aqui em Salvador.

É uma confraternização anual e já se realiza há mais de 30 anos e congrega os descendentes de Fedele Sarno e primos das famílias Orrico Sarno, D´Andrea Espinheira e Sangiovanni.

Vale registrar a importância da família Sarno para Poções, onde participou ativamente na cultura, no comércio e desenvolvimento geral da nossa cidade junto a outros bravos imigrantes italianos.
Registrei a presença de algumas pessoas ainda ligadas à Poções: Juracy e Fidélis de Boa Nova, Railda Sarno, Luizito, Fernando e Heloina, Elisa, Pepone e Zilma, os irmãos Ada, Zé Fidélis e Eduardo Sarno, Paulo e Teca Espinheira, Silvia Sarno e João Novaes, entre outros.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Poçõenses viajam pela Terra Santa


Através do site da Rádio Liberdade, fiquei sabendo da excursão de um grupo de poçõenses à Itália, Israel e Portugal. O grupo é liderado pelo Padre Estevão e pelo diácono João Cambuí. Interessante o passeio deste grupo de pessoas religiosas que pontuam a sua fé visitando os locais santos da igreja católica.
Os relatos dos passeios e as fotos estão disponíveis no blog http://www.palavradoparoco.blogspot.com/ e terá o seu ponto alto na visita ao Santuário de Fátima, em Portugal.
A foto de destaque da nota é a aparição de Nossa Senhora de Fátima a três pequenos pastores. Me traz as lembranças do passado, da época em que eu frequentava o catecismo.
Boa viagem e excelente proveito ao grupo viajante!!!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Traços de União - A Banda

Quem conviveu em Poções nos anos 70, se lembra do “conjunto” Os Fantasmas. Quem não conheceu, viu nas fotografias da exposição de José Onildo aquele grupo que passou a animar as nossas festas – estavamos saindo da época da Radiola.

Assim foi, os jovens Fagundes sempre ficaram ligados musicalmente. Os anos passaram e ainda existe aquela nostalgia de Poções nesse grupo. Berecó, Jeová e Robertinho (com menos cabelos e mais massa muscular) estão aí. Nos comentários abaixo, Sena se lembra do Fase Cinco. Eu me lembrei dos ensaios na Rua Senador Costa Pinto, aqui em Salvador.

Parabéns pela continuidade, parabéns pelo sucesso!!! Quem sabe, poderemos ver esse sucesso retornar aos palcos da nossa Festa do Divino.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Alina Fagundes Santos

Comunico o falecimento de Alina Fagundes Santos, ocorrido hoje, na cidade de Vitória da Conquista, de causas naturais, aos 79 anos de idade. Nascida em Poções, se radicou naquela cidade.

Alina deixa os irmãos Dalva Santos Leto, Valmir Fagundes Santos e Adilson Fagundes Santos.
Fica a lembrança dessa doce figura humana. Todas as vezes que a gente se encontrava, fazia questão de lembrar das pessoas de Poções. A sua paixão pelo Flamengo era uma constante nas nossas conversas.
.