"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

sábado, 27 de julho de 2013

Procure Seu Dy - A autobiografia de Irundy Dias

Com imenso prazer, eu descobri um tesouro poçõense na internet. Trata-se da Autobiografia do lendário Irundy Manta Alves Dias, Cirurgião-Dentista, um dos maiores professores de Poções e extraordinário cidadão escrita no Blog www.procureseudy.blogspot.com. Se vocês acham que aqui tem histórias, não deixem de ler. Quem é de Poções, tem que colocar o endereço nos favoritos pois tem muita coisa boa contada com riqueza de detalhes e de forma bem simples - é uma verdadeira volta ao passado.

Em uma das suas páginas, ele narra a fundação do Ginásio de Poções, onde todos nós tivemos passagens obrigatórias.

Parabéns Dr. Irundy, Poções te agradece e tenha a certeza que Affonso estava certo. Todos se interessam pelas suas importantes histórias.

Abaixo, leiam a primeira página da autobiografia.

Irundy e Noélia - sua eterna namorada, na Festa do Divino de 2013  (Foto: Lulu Sangiovanni)
"Muito se tem escrito em pequenas notas de jornais, sobre a história de Poções.
O trabalho que estou me propondo, não é o de relatar por ouvir dizer, mas, sim e tão somente, a vivência do dia a dia, desde a época que passei aqui, algumas horas, em outubro de 1939 e na sequência, outras inúmeras horas, quando de minhas viagens a Salvador, vindo de Iguaí, ou vice-versa, na continuação dos meus estudos.

É claro que, para dar ciência da evolução desta cidade, nestes últimos setenta e poucos anos, terei que colocar presente e bem anexa, a minha autobiografia
.
Que autor seria eu, se fosse escrever dados sobre Poções e os meus mais conhecidos habitantes, se OMITISSE a minha presença?

De certa forma, nesse período de tempo, muitos personagens foram esquecidos, como também fatos de menor importância.

Certa vez, o meu irmão Affonso, que Deus o tenha guardado em bom lugar, disse-me:
-"Dydy" (é como ele me tratava), porque você não escreve a sua autobiografia?

Respondi quase que de imediato:
-"Fonso" (era como eu o tratava), publicar poesias é um trabalho bem mais fácil. Você reune alguma coisa que escreveu,sobre assuntos os mais diversos possíveis, corrige, vai a tipografia, imprime e depois sai distribuindo aqui e ali aos seus amigos e conhecidos. Escrever a minha autobiografia é um trabalho penoso, pois terei que rebuscar no passado tudo aquilo que a minha memória puder trazer ao presente, juntando pedacinhos da minha infância, da minha adolescência, ligando fatos e personagens, muitas vezes esquecidos...

Mas no meio dessa resposta, apareceu um outro detalhe:

-Quem irá interessar-se em saber o que eu fui , o que eu sou, a não ser alguns familiares bem chegados a mim e uns amigos de bons laços ?

Mas Affonso insistiu:

- Dydy reflita comigo. Nós viemos de muda para Poções em 1950, quando Papai trouxe a família de Iguaí para cá. Você, como irmão mais velho, passou pelas primeira vez por esta Cidade em fins de 1939.

Porque então você não associa a sua autobiografia, ao desenvolvimento de Poções, desde aquelas datas até aos dias de hoje?"


(Por Irundy Dias, transcrito do www.procureseudy.blogspot.com)

.

Um comentário:

  1. Prezado Lulu,
    Para quem gosta muito de Poções, como é o meu caso, o seu Blog é o “ point” da informação sobre a nossa cidade.
    Não sabia que o dr Irundy tinha essa veia de escritor tão refinada e detalhista.
    Li toda sua autobiografia e simplesmente adorei. Por uns instantes cheguei a divagar em meus pensamentos e “desembarquei” em alguns anos das décadas de 50 e 60 em que vivi em Poções, para testemunhar a experiência vivida por dr Irundy e d. Noélia. Tenho muita consideração e admiração pelo casal. Eles sempre foram muito distintos e atenciosos com a minha mãe. Parabéns.

    ResponderExcluir