"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

terça-feira, 31 de maio de 2011

Jurubeba combosta



Está chegando a Festa do Divino Espírito Santo, o dia da "chegada da Bandeira".O coração começa a bater quando vem na mente um mundo de lembranças: o velho pavilhão, a quermesse com as casinhas numeradas e os preás, a pesca de garrafas com argolas na barraca de Mituca. A roda gigante, a víspora do velho Cícero Pia, a pipoca com manteiga. Os amendoins de Febrônio, o parque com a arca de Noé e o alto-falante tocando “Colcha de retalhos”, a gloriosa filarmônica do mestre “tio Nadinho” Fagundes e a barraca de Pulu, coitado, pegando fogo.


Estou lembrando dos meus amigos, das barracas dos estudantes, dos botequins, de carregar o mastro. Vou encontrar a minha gente na porta de casa depois da chegada da Bandeira. Eu vou me emocionar sobre o cavalo, desfilando ao lado de Seu Homero.


Mas, continuarei a guardar a emoção de ter relembrado, com meu pai, o leilão que entrou para a história da festa - o leilão da Jurubeba combosta!


As ofertas para o leilão eram simples e humildemente entregues à comissão. Entre as galinhas – algumas assadas, outras vivas debaixo da mesa - e os carneiros amarrados ao “pé da cajarana”, havia bebidas quentes como cinzano, licor, cachaça e a jurubeba composta Leão do Norte.


Naquela noite, Seu João, o leiloeiro, não pôde ir ao pavilhão por problemas de saúde e tiveram de arranjar outra pessoa. Trouxeram um leiloeiro que não tinha o traquejo de “cantar” como Seu João fazia. Depois de algum tempo, o leilão passou a ficar sem graça e ninguém queria arrematar nem mesmo galinha assada. Aí, entrou em cena Seu Chico, meu pai.


Com aquele ar brincalhão e ingênuo, apenas com a intenção de ajudar o substituto do leiloeiro descansar a garganta, pois era no grito, literalmente.


Meu pai apanhou uma garrafa de bebida, leu o rótulo e bradou no carregado sotaque italiano: – Una garrafa de jurubeba combosta. Qui dá mass? Essa seria a frase da noite para acordar o povo às mesas.


Beber jurubeba combosta naquele frio virou um charme. Sucesso absoluto e não sobrou garrafa para ser leiloada. Em minutos, foram mais de dez a preços altos e que somaram uma boa quantia para a igreja, nos tempos em que o sagrado e o profano andavam de mãos dadas.


Hoje, com a jurubeba, sem a tradição, sem o leilão, sem Seu João e sem pavilhão – questionamos o nosso passado e a nossa identidade.


Boa Festa a todos e que o Divino Paráclito, consolador, nos abençoe, nos perdoe e aceite as lindas rosas tão preciosas do nosso amor, como bem canta Chicão Schittini.



Nenhum comentário:

Postar um comentário