"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

sábado, 30 de janeiro de 2016

Meu Pai: era o Cara

Por Elisa Maria Sangiovanni Lima







Hoje faria 100 anos!!!! Viveu até os 91. Aos 80, dizia que já estava no lucro, mas que queria viver a passagem do século.... Fico agora a me perguntar o que ele gostaria de viver depois dos 100? Com múltiplas habilidades se adaptaria a qualquer situação: criativo, inovador, responsável, companheiro, dedicado, alegre, feliz. Serviu a 2ª guerra, atravessou o oceano e aprendeu sempre com todas as suas experiências.
Com seu espírito inventivo criava e consertava coisas e casos, histórias e personagens.... orgulhava-se de dizer que ganhara uma viagem a Roma por ter inventado uma máquina de secar a massa em um Pastifício que trabalhava. Seus poucos anos de estudo não impediram de aprender coisas novas, de tentar e fazer .... Certa feita fez uma máquina para raspar os tacos de madeira do assoalho da sala, pois ele achava um absurdo o esforço que Sr Nenen tinha cada vez que era chamado para fazer este trabalho, precisavam ver a felicidade dele ao ligar aquela “geringonça”. Consertar máquina de costura entre um e outro cliente era a sua diversão, assim como confeccionar peças com madeira, entre cortes e recortes, transformava a madeira velha em novas peças.
Seu bom humor fidelizava os seus clientes e com isto ele era o “Tio” da moçada da cidade ... mais tarde, usava a bengala para fazer mágicas e atrair as crianças, assim a bengala ganhava uma função mais nobre.
Ficava absorto olhando o computador, querendo entender o que acontecia dentro daquela máquina. Com certeza não deixaria de admirar as façanhas e facilidades da internet para ajudá-lo a escrever suas longas cartas, que às vezes não as colocava no correio.
Amante e amado pela família, pelos amigos e pelas comunidades em que viveu, este era o nosso Chico cujo nome original era Amedeo Giovanni Sebastiano Sangiovanni, dizia ele de que era mais nome que gente..... acho que por isso era conhecido simplesmente por Chico, mais gente do que nome.
Saudades e ao mesmo tempo um sentimento bom de poder recordar.
Parabéns meu pai!   

(Nota do Blog - Elisa escreveu o texto em 2013)

Um comentário:

  1. E se passaram mais 10 anos .... esta semana o nosso Chico completou 110 anos. A lembrança alenta a saudade...

    ResponderExcluir