"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Renato Schettini

Por Renato Schettini

Cresci numa cidadezinha do interior do estado da Bahia, aonde vi a lua mais bonita no céu, as estrelas mais vivas e brilhantes, e divaguei nos meus sonhos de menino e de adolescente. Atento e curioso, me encantavam o fervor da fé e a devoção do povo simples no Divino Espírito Santo; a beleza da renda de bilro que minha avó Anita, lavadeira de mão cheia, fazia com tanta habilidade; as mulinhas dos ternos de reis, principalmente o de Seu Febrônio, o mais famoso da cidade.

Cresci. Transformando-me do menino que roubava as mulas que transportavam lenha para queimar no fogão da minha casa, para um passeio rápido cheio de aventuras; que brincava de guerra espacial com parafusos enferrujados e máquinas de moer carne que estavam empilhadas em algum lugar no fundo do quintal; que achava gelo uma invenção maravilhosa e o sorvia secretamente escondido nos pés de gabiroba do quintal da casa aonde cresci, em um adolescente descobrindo o mundo. 
Tudo foi rápido e veio aos borbotões. Chegaram-me aos meus ouvidos João Gilberto, os Beatles, Gal, Caetano, Gil, Bethânia. Li Lobsang Rampa e sonhei em ir embora para o Tibet e ser budista. Clarice Lispector me encantava com a sua poética estranha, Carlos Drumond de Andrade, Agatha Christie... O tempo foi selecionando meu gosto, o mundo me ofertando uma gama de novas possibilidades, de sons.

O despertar político me juntou a um bando de gente boa, que ajudou a tecer em mim sonhos de um mundo mais justo, mais humano, menos dividido... O menino que foi anjo de procissão do interior estava se transformando em um rapaz e descobriu o álcool, o cigarro, o sexo, o prazer e o mundo e sua intricada política... Chegaram às minhas mãos Elis Regina, Billie Holiday, Nat King Cole, Connie Francis. O Clube da Esquina, Beto Guedes, Lô Borges, Elomar, Xangai. Sempre gostei de misturar tudo e tanto lia Gorki, Stendhal ou José Lins do Rêgo. Me fez sonhar a Lagoa Azul, Superman, via filmes que inspiraram o Tigre e o Dragão com a fome de um chinês voador, Mazzaropi, Ghandi, Luz Del Fuego... Eu era uma máquina aberta para o mundo.

Salvador me fez ficar mais refinado, mais crítico, mais seletivo. Cursei História na UFBA e descobri um Universo de possibilidades. Amei conhecer Chet Baker, me aprofundar no jazz o estilo musical que mais escuto hoje em dia. Vivi na Residência Universitária e apurei meu senso de mundo, de irmandade, de preservação também. Amei conhecer Hilda Hilst, Verger, Hobsbawm e tanta coisa nova. Eu voei e ganhei o mundo...

Determinadas horas acho que o mundo esta mais louco que parece. Ainda sonho com uma sociedade mais justa, mais humana, com pessoas menos sacanas, com feijão na mesa de todos. Amei ver o PT subir ao poder, mas me decepcionei na mesma medida. Descobri o universo religioso aonde sou mais gente que nunca e fico feliz de ver que a minha religião me aproxima cada vez mais do povo e que aquele garoto que nasceu e se criou em Poções ainda corre e brinca em mim, ainda quer um país mais fraterno, menos consumista, com mais oportunidades para todos e que mais espertamente sonha com os sonhos de menino.

Por isso escuto com alegria a ponte entre Caetano e Emicida e percebo que as linguagens, as relações e os refluxos das marés sempre trazem algo de bom.

Salve Caetano, esse cara que me faz pensar em envelhecer com mais qualidade...

>

7 comentários:

  1. Os filhos de Dona Elza são todos talentosos e gente boa.
    Adorei o texto.
    Zezel.

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui em Poções, mas visito essa cidade todas as vezes que leio o blog. Um dia ainda visito Poções e vou ver de perto aquilo que minha mente imagina aqui! Uma coisa eu já sei, será uma viagem agradável.

    ResponderExcluir
  3. José Carlos Leto06 setembro, 2013

    Parabéns!! Texto muito bem escrito e que faz com que nos identifiquemos com o que ali foi dito...

    ResponderExcluir
  4. Jorge Dantas06 setembro, 2013

    Renatinho, você realmente arrasou com sua história, muito legal...
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Galera, obrigado pelas palavras elogiosas e pelo carinho, aconteceu algo que volta e meia vem, um gatilho que dispara a nossa sensibilidade. Poções e suas impressões estão e estarão sempre em mim e é um prazer compartilhar com vocês aqui neste canal. Parabéns a Luiz Sangiovanni pela iniciativa de construção do blog e estarei aqui sempre que pintar a inspiração.

    ResponderExcluir
  6. Oi, primo! Que texto belo! Me fez voltar na infância e recordar parte destes lugares e alguns momentos que compartilhei da tua companhia em Poções. A casa dos nossos avós, a brincadeira na rua, no colégio em frente à tua casa e visitando Bil, o sapateiro e zelador da escola... Tens uma forma peculiar, inteligente e agradável de escrever! Parabéns! Apareça para nos visitar. Esmeraldo Sobrinho

    ResponderExcluir