"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

sábado, 17 de setembro de 2011

E de mãe e D de pai

Todo interior tem histórias interessantes e ligadas ao comportamento das pessoas, da sua forma de viver, na família ou até mesmo em uma frase dita em público. Isso vira folclore, vira passado, vira apelido, marca a época e passa a fazer parte da cidade.

Por exemplo, a lista dos apelidos é uma lembrança inesgotável de fatos e cada um viaja na sua memória e aterrissa de paraquedas no passado.

Jorge é um exemplo disso. Ninguém se lembra do nome da pessoa. Alguns sabem que é irmão de Jari e Jari passa a ser “irmão de Jorge Galinha”. Quem o conheceu, faz a associação ao fato que denominou o apelido. Ele morava na casa de Fidélis e Juracy Sarno e andava com uma galinha debaixo do braço toda vez que ia fazer alguma tarefa na rua. Atento aos fatos que aconteciam nas ruas, Jorge ficava horas com a galinha. Até para jogar pinhão ou triângulo, era com o animal debaixo do braço. O apelido sobrepôs ao nome - virou Jorge Galinha.

Nilton Laudelino (Niltão) foi ao cinema e assistiu a um filme de guerra que tinha uma divisão de tanques de guerra do tipo Panzerkampfwagen Tiger, fabricados pela Alemanha. Certa vez, em outro filme de guerra, quando apareceu o tanque, ele gritou bem alto: “Olha os Tigers”.

Bastou isso para para ficar conhecido como Niltão Tiger.

Outra história interessante: Ed Porto Alves teve o primeiro nome formado pelas iniciais dos seus pais, dona Emília e seu Daniel. Quando alguém perguntava o seu nome, respondia: ED, E de mãe e D de pai.

.

6 comentários:

  1. Eu posso verdadeiramente dizer que eu nunca li tanta informação útil sobre Blogger: Blog do SANGIOVANNI - - De Carona com Lulu !!! - Postar um comentario. Quero expressar minha gratidão ao webmaster deste blog.

    ResponderExcluir
  2. EU CONHECI UM JORGE GALINHA SERA QUE EO MESMO ?APROVEITANDO GOSTARIA DE SABER SE CONHECEU DONA DADA QUE MORAVA NA RUA 7 DE SETEMBRO SE CONHECEU FALA ALGO DELA POIS ERA MINHA MADRINHA E TENHO MUITA SAUDADES, OBRIGADA DESDE JA!!1

    ResponderExcluir
  3. MA, mande um email para mim:
    luiz.sangiovanni@gmail.com
    Posso te encaminhar para os familiares da Dona Dadá.
    Um abraço,
    Lulu

    ResponderExcluir
  4. obrigado por responder,mas acho que não vai adiantar pois eles não vão lembrar de mim pois faz muitos anos mas valeu pela atenção obrigado um abraço,
    Ma

    ResponderExcluir
  5. MA,
    Fiz contato com Gaetana Palladino, neta de dona Dadá, e pede que vc entre em contato com ela através do email gaepallau@gmail.com

    Este blog tem o maior interesse em que as pessoas se reencontrem, se relacionem e convivam.

    Mais uma vez obrigado,
    Lulu

    ResponderExcluir
  6. O brigado Lulu!consegui falar com a Gaetana depois de muito tempo voltei a infancia,poder relembra e matar saudades de pessoas tão querida.
    Mais uma vez obrigado!
    U abraço,
    Ma

    ResponderExcluir