"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

domingo, 17 de junho de 2012

Por correspondência

Tinha uma época em que os cursos profissionalizantes eram disponíveis apenas por correspondência. Todas as revistas traziam cupons que deveriam ser preenchidos e enviados pelo correio.

Na primeira correspondência recebida, chegavam os históricos dos cursos, os programas e os custos. Também vinha a ficha de matrícula. O pagamento era via vale postal. Depois de pago, recebia-se o material. Fazia-se a prova e, no final, chegava o tão almejado diploma. O curso de rádio era feito em oito lições e ainda as peças para se montar um aparelho vinham juntas.

Havia cursos de Técnico em Rádio e Televisão, Cabeleireiro, Corte e Costura, Madureza Ginasial, Fotografia, Eletricidade e tantos outros. Tinha até o curso de fisicultura, para quem quisesse se canditar ao concurso de Mister América, aqueles caras musculosos. O Instituto Universal Brasileiro era o maior deles e existe até hoje (www.institutouniversal.com.br), via internet.

Eu fazia coleção das informações desses cursos. Guardava numa caixa de sapatos. Mandava uns dez cupons por mês.
Resolvi fazer o curso de Eletricidade Básica, mas não fiz as provas. Fiz mesmo foi o de Português no Divulgação Brasileira de Cursos. Se alguém pensa que isso não tem valor, digite o nome do curso no google e vai ver que tem um desembargador mineiro que coloca no seu currículo o curso de Português feito um ano antes na mesma instituição.

Então, fazendo as contas, mês que vem, eu faço 41 anos de curso por correspondência.

Uma velinha para comemorar.

.

2 comentários:

  1. Raine - Irajuba21 junho, 2012

    San, não sou tão velho quanto o Senhor. kkkk, mas lembro desses cursos (antes da era da internet). Abraços. Toda vez que vejo uma Saveiro geração 4 lembro-me da época em que estava aprendendo a dirigir, enquanto esperava sua carona ficava rodando pelo Porto Seco com uma delas, às vezes mesmo à noite esquecia de ligar os faróis, daí o Eliotério ou Geraldo me lembrava deste "detalhe". kkkk

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo Luis Eduardo, eu também fiz o Curso de Auxiliar de Escritório pela Divulgação Brasileira de Cursos em 20/08/78.
    Era muito bom mesmo.Parabéns!!!

    ResponderExcluir