I FÓRUM SOCIAL LOCAL DO IECEM
MINA DE SÃO FÉLIX DO AMIANTO: HOMEM E NATUREZA DILACERADOS
Aconteceu em 17 de maio de 2012, o I Fórum Social Local sob o tema `` Mina de São Félix do Amianto: homem e natureza dilacerados``, no salão da Câmara de Vereadores de Poções a partir das 19 hs.
O evento organizado pelos estudantes do 3º ano do IECEM foi fruto do projeto homônimo orientado pelos professores: Augusto, Cleide Jane, Daniela, Francisco e Zenilda durante a II Unidade. Na verdade o Fórum foi a culminância de uma série de atividades que envolveu muita pesquisa, aulas de campo, entrevistas e seminários Tinha por objetivos: sensibilizar , envolver estudantes a descobrir e conhecer o sério problema do amianto na região, informar a comunidade, provocar discussões, organizar o fórum e produzir a carta aberta para a Rio +20, Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável a realizar-se em 2012, na cidade do Rio de Janeiro.
A mesa de discussão contou com Jânio Oliveira Rocha, Diretor do IECEM, professor e ambientalista, amigo colaborador dos ex-trabalhadores da Mina; Esmeraldo Teixeira, membro representante da ABEA ( Associação Bahiana dos Expostos ao Amianto), Taluana Lúcia Leão Magalhães, representante do Centro de Referência à Saúde dos Trabalhadores (CEREST), Professor Francisco José Barbosa de Almeida, agrônomo, biólogo , representando o grupo de professores orientadores do Projeto e a estudante Ana Clara Cunha Soares Silva, representando todos os alunos do 3º ano do Ensino Médio do IECEM.
Leia o texto completo e a carta enviada ao Rio +20: http://jornaldoiecem.blogspot.com.br/
.
Nos idos de 60, o deputado comunista Aristeu Nogueira esteve em Poções fazendo um levantamento da situação da mina de amianto para um pronunciamento na Assembléia. Levantou inclusive a questão fiscal, onde o Municipio saia lesado.Tive oportunidade de acompanhá-lo em algumas repartições, apresentando aos titulares.
ResponderExcluirEduardo Sarno