"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

domingo, 27 de abril de 2014

Dona Nainha - 95 anos bem vividos...


Quero aproveitar para registrar e parabenizar a Dona Nainha, seus filhos Jorge, Paulo, Roberto e Maria Rita, os seus netos, especialmente Clarissa, George e Vinicius, pelos 95 anos bem vividos e comemorados.
Dona Nainha Dantas e seus netos (Foto: Reprodução Facebook)
Em Poções, pude conviver muitas vezes com essa pessoa alegre e voltada para a família, sempre ao lado do seu marido, o inesquecível Seo Duca.

Muita saúde para Dona Nainha. Abraços a todos.

 .

Milena Palladino lança o livro Sobretons

Sobre seu modo de olhar a vida com poesia,
Milena Palladino traz seu primeiro livro.
SOBRETONS é, sobretudo um livro sobre sentimentos,
que reúne haicai com fotografia.

Com as palavras acima, a fotógrafa Milena Palladino anuncia o lançamento da sua obra na página do Facebook https://www.facebook.com/events/1398704547076472/?ref=ts&fref=ts.

Aqui mesmo, no blog, já escrevi sobre a sua arte fotográfica. Sem dúvida alguma, essa menina é um orgulho pra todos nós, poçoenses.

As suas belíssimas imagens mostram a forte ligação com a cidade interiorana, carregadas de relação com a natureza e ligada com a veia poética, coerentes com os  sentimentos. Quem lê o seu blog, depara com uma apresentação simples, mas que define toda a essência da artista:
Milena Palladino (foto Facebook)




“jornalista, baiana, retina de fazer retrato, escrevinhadora de sentimentos e dona desse blog que mais parece um caderno velho” (http://milenapalladino.blogspot.com).



Agora, ela nos presenteia com o livro Sobretons, registrando as imagens captadas pela retina diferenciada e os haicais que exprimem puros sentimentos. Milena se junta aos nossos conterrâneos talentosos que tornam públicas e eternas as suas obras .



Quem perdeu o lançamento semana passada, aqui em Salvador, terá a chance de prestigiá-la e conhecer a  obra no lançamento, dia 30, quarta-feira, às 18:30h, na Livraria Nobel, Rua Rio Prado, em Itabuna, onde mora atualmente.


Parabéns Milena. A sua arte é uma inspiração.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Você sabia? (Annina Sarno)


Você sabia?

Anna Maria Sangiovanni Sarno (Annina)
Que a senhora ANNINA SARNO, já falecida, teve a bela e feliz iniciativa de fazer a "CAMPANHA DO CRUZEIRO", com a finalidade de angariar fundos para a construção da atual IGREJA MATRIZ DO DIVINO ESPÍRITO SANTO?

Ela saía sozinha, somente aos sábados, de casa em casa, de barraca em barraca, com a sua enorme simpatia, recebendo ajuda até dos pequenos feirantes e donativos que cada um podia dar.

Lembro-me bem, que ela chegava ao meu Consultório Dentário e dizia : -"Campanha do Cruzeiro!"

Aquele cruzeiro, eu já deixava separado pois sabia que ela nunca deixaria de passar, a não ser se estivesse acamada. Mesmo sendo idosa, doença era difícil de pegá-la desprevenida.

Vou agora, reclamar de viva voz, que até hoje, nenhuma autoridade constituída desse Município, lembrou-se dela.

E há tanta gente, que nada fez por esta Cidade, e já consta o seu nome em placas de ruas ou de escolas e por aí afora...

Caso tenha acontecido algum agradecimento ou manifestação de apreço pelo o que ela fez por Poções, não houve A DIVULGAÇÃO NECESSÁRIA. Eu mesmo não soube.


VOCÊ SABIA ?

sábado, 12 de abril de 2014

Baltazar, um encontro de Reis

Meu amigo e irmão Lourival, o rei Baltazar, em 2008 (Foto: Ricardo Sangiovanni)
Quem acompanhou a cruzadinha eucarística de Dona Fetinha sabia o quanto era difícil ser algum personagem nos ternos de Reis ou na semana Santa, na igreja de Poções.

Em todo evento religioso, havia a caracterização de um personagem bíblico. Fetinha escolhia sempre pela presença na igreja, nas missas. Zé Marinho, seu neto, tinha lugar cativo no papel de apóstolo, de um dos Reis Magos e um cargo não tão bíblico, o de porta estandarte. Isso nos deixava furioso. Às vezes, revezávamos esses “papéis”, mas tinha que ter o aval da nossa líder. Melchior e Gaspar, dois dos reis, eram sempre disputados na surdina, entre nós da cruzadinha.

Portanto, quem não foi Rei Mago em Poções?

Mesmo no papel de Baltazar, que era um rei negro, tinha concorrência - Uma vez era assumido por Lourinho (Lourival), outras por João Queiróz ou por Rosivaldo (Nêgo Rosi), pois eram nossos colegas negros.

O tempo passou. Fomos para o curso de admissão e o Vanderlei (Nêgo Vando) tratou de colocar apelido em todo mundo. Omoplata era um deles, pois dizia que era quem andava com a mão no ombro do outro. Tenaz, porque a amizade era muito boa e o cara colava mesmo. Sobrou para Lourinho o apelido de Baltazar, por ter sido um dos mais famosos Reis Magos de Poções.

Solidificamos o apelido durante o curso do Ginásio e ficou até hoje. Além do apelido, uma amizade  daquelas que não precisa de muito grude, de cola Tenaz, mas de grande qualidade quando a gente se encontra – um verdadeiro encontro de Reis.

.

sábado, 5 de abril de 2014

Monnaliza e Leonardo Mascarenhas

Nas minhas andanças, fui parar em Ribeirão Preto pela terceira vez. Agora, participamos da formatura da especialização da minha afilhada Monnaliza Porto Fagundes Mascarenhas.

Lulu e Bete com Monnaliza e Leonardo Mascarenhas (Foto Ricardo Fagundes)
Monnaliza se casou com Leonardo. Interessante, pois a arte diz que Leonardo pintou a Monnaliza. Leonardo, também médico, já trabalha em Vitória da Conquista. Me disse que quando atende alguém de Poções, fala que é meu sobrinho e as pessoas respondem: O cara do blog? Lulu?

Pois é, Vitória da Conquista e região ganharam um grande reforço médico. Dois jovens que fizeram  medicina com uma dedicação extrema e competência nas suas especializações. Migraram de Salvador para Ribeirão Preto e voltam com a força total e dedicação nas suas ambições profissionais.

Leonardo é Ortopedista com especialização em Cirurgia do Joelho, formação de quatro anos na USP, trabalhando hoje no Hospital SAMUR, IBR e Hospital de Base de Vitória da Conquista. 

Monnaliza, fez especialização em Anestesiologia durante três anos na Santa Casa de Ribeirão Preto e também exerce suas funções no IBR e no Hospital São Vicente de Paula. Continua no constante crescimento e se especializa em Dor, durante mais um ano na instituição de Ribeirão Preto.  

Ela é sobrinha da minha esposa Bete, neta de Valmir Fagundes Santos /Iraildes Moitinho Santos e bisneta de Mem Santos. Portanto, uma descendência direta de poçoenses.
Monnaliza e os seus colegas de turma em Ribeirão Preto (Foto Arquivo Lulu Sangiovanni)
Quero registrar toda a minha admiração e orgulho aos meus queridos sobrinhos e desejar-lhes a plena realização das suas escolhas profissionais na nossa região. 

.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Poções recebe espaço para criação de Equipamento Cultural.

Por Gidásio Júnior  - O Coreto Notícias
A cidade de Poções recebeu um presente, no início desta semana, vindo de uma importante personalidade do município.
O senhor Fidélis Sarno, também conhecido como “Fidelão”, cedeu para a comunidade poçõense no ultimo  domingo, uma casa para a implantação de um equipamento cultural.
Fidélis Mário Sarno - Foto: Arquivo Eduardo Sarno
A casa é situada na rua  Santos Dumont  ao lado do Colégio Municipal Alexandre Porfírio. A cessão foi feita em caráter de comodato e terá duração inicial de três anos.
O acordo foi firmado após uma reunião na casa do Senhor Fidélis à qual estive presente e  que envolveram pessoas ilustres do nosso município como o Cineasta poçõense Geraldo Sarno, o fotógrafo Carlos Rizério, o professor Jânio Rocha, a então vereadora Zezel Leite além do Jornalista Fábio Agra.
De acordo o professor Jânio Rocha, “Não ficou definido que tipo equipamento será implantado no local, o que vai depender das condições do espaço e também da demanda da comunidade que participará ativamente deste processo. Mas esse já é um passo importante que representa uma conquista da nossa sociedade, sobretudo da classe cultural que a muito tempo briga por um espaço próprio.”
O novo equipamento cultural deverá iniciar suas atividades a partir segundo semestre, a intenção é de que sejam realizadas parcerias junto à iniciativa privada e os governos estadual e municipal.

Nota do blog - O gesto de Fidélis Mário demonstra toda a sua generosidade com a cidade de Poções - a terra que o acolheu e que aqui plantou frutos. Parabéns Fidélis, por essa colaboração com a cultura da nossa cidade. Parabéns, também, àqueles que acreditam numa proposta cultural e foram em busca do objetivo.