"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

terça-feira, 20 de novembro de 2012

A festa dos primos - Família Sarno

A edição do almoço da familia Sarno – ano 2012, aconteceu no último domingo, 18, na tradicional Casa D´Itália, aqui em Salvador. Mais de uma centena dos descendentes da família esteve presente e contou ainda com os primos das famílias Espinheira, Orrico, Sangiovanni e Libonati.

Um dia agradável, onde todos puderam confraternizar e reencontrar parentes que não viam há tempos.
A festa, muito animada, é sempre aberta com um breve discurso de Fidélis Sarno, o primogênito mais velho da família, seguida de um roteiro variável de assuntos relacionados ao âmbito familiar.

José Fidélis relatou a sua viagem a Mormanno, em maio desse ano, com a apresentação de fotografias dos parentes italianos. Elisa Sangiovanni Lima fez uma bela homenagem aos primos italianos, lembrando a série de terremotos que abalou a pequena cidade.

Os livros de Pedro Sarno e Ruy Espinheira Filho foram lançados oficialmente na família com direito a autógrafos e dedicatórias.

No final, apresentou-se um jogo de família que mostra fotos antigas e cada pessoa tem como objetivo reconhecer os parentes.
Tivemos como surpresas nesse ano as presenças dos irmãos Ruy e Antonio Celso, ausentes em outras edições.

Enfim, realizou-se um evento de mais de 30 anos de tradição. Anteriormente, era realizado na residência de Francisco e Vera Sarno, no casarão do Canela. Com o crescimento da família, o mesmo foi transferido para a Casa D´Itália há 10 anos. É organizado por uma comissão sob o comando de Aurora Sarno. 

Os primos Luizito e Noemia Sarno
 
Os primos José Fidélis e Pepone
 
Os primos Amarílio Mattos, Lulu e Antônio Celso
 
Fidélis Sarno (Fidélis do Arroz)
 
Lulu, Ângelo Garrido, Sérgio Libonati, Eduardo Sarno, Antonio Libonati e Marcos
 
Antonio Libonati entre os primos escritores Ruy Espinheira Filho e Pedro Sarno
 
Os primos Ruy Alberto e Eduardo Sarno
 
.As fotos foram feitas pelos primos Eduardo Sarno e Lulu.


.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

As uvas, onde estão as uvas?

Lançado na noite desta segunda-feira o livro "As uvas, onde estão as uvas?" do poçoense Pedro Sarno. O lançamento foi na Reitoria da UFBA, aqui em Salvador, reunindo dezenas de amigos e familiares do escritor.
 
           Pedro autografa livro para o primo Fidélis Sarno

O livro traz crônicas diversas e fala de Poções quando narra passagens dos tios Luis Sarno, Chico Sangiovanni e Corinto Sarno, seu pai.

Parabéns ao primo escritor e o sincero agradecimento por inserir no livro a crônica O Comendador Corinto Sarno, de minha autoria.  Leia a crônica no blog


 .

terça-feira, 6 de novembro de 2012

O terremoto em Mormanno

No dia 26 de outubro, a população da nossa pequena Mormanno, na Itália, foi acordada com um terremoto de 5,3 na escala Richter. Essa magnitude é considerada média, mas causa um bom estrago em construções antigas, como é a maioria da cidade. O epicentro foi  bem próximo a ela.

 
Fotos arquivo pessoal (maio 2012)
 
Terremoto na Itália não é novidade. São milhares ao ano, sempre de baixas magnitudes – apenas registrados e não se sente.

Ficamos preocupados com os nossos parentes, que tiveram de abandonar as suas casas e ainda estão acomodados em casas de familiares. A preocupação maior foi com a nossa tia Mimina, irmã de meu pai, com 102 anos de idade – está bem.

Atualmente, moram em Mormanno os parentes da família Sangiovanni (do meu pai), Caputo (da minha mãe), da família Sola e alguns amigos. Dentro da medida do possível, as notícias que recebemos diariamente dão conta que todos estão bem, mas ainda assustados e abalados com o tremor e os estragos na cidade.

Leia mais sobre Mormanno no blog.

(com informações de Elisa Sangiovanni Lima e Sérgio Oliveira Libonati)


.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Vereadora Zezel Leite fala do programa do Gugu

Na sua página do Facebook, a vereadora eleita Zezel Leite comenta sobre o programa do Gugu, rodado em Poções e apresentado em rede nacional na tarde de ontem.

"Hoje, enquanto rolava o programa de Gugu, recebi várias ligações e conversei com um tanto de gente aqui. Alguns felizes por ver Poções em rede nacional, mas a maioria indignada de como a mídia pode ser sacana (pra usar uma palavra mais doce...). Mostraram uma cidade miserável, feia, com pessoas alucinadas pela presença de uma estrela da TV... Não mostraram uma única imagem das igrejas, do centro, do pôr-do-sol, nada que embeleze nossa cidade. Triste. Nós já somos tão discriminados pelas pessoas que moram no Sul/Sudeste! Uma matéria dessas, que deve ter durado cerca de 2 horas, só vem reforçar essa ideia errada que fazem de nós. Infelizmente, é usando os problemas dos outros, expondo a intimidade de uma família que atravessa um momento ruim, que não teve sorte na cidade grande, que eles conseguem audiência.

Copiei um poema de Mario Lago, publicado por Ricardo Lima, um menino que nasceu em Poções e que é um dos poçoenses que está fora daqui para fazer o doutorado dele. É... Poções tem doutor, tem doutorandos, tem músicos, tem pintores, tem poetas, cineastas, tem beleza e tem poesia.
 
É essa Poções que eu quero ver na TV"
 
 
Três coisas

Pra mim três coisas no mundo
Valem bem mais do que o resto.
Pra defender qualquer delas
Eu mostro o quanto que presto.
É o gesto, é o grito, é o passo,
É o grito, é o passo, é o gesto.

O gesto é a voz do proibido
Escrita sem deixar traço.
Chama, ordena, empurra, assusta.
Vai longe com pouco espaço.
É o passo, é o gesto, é o grito,
É o gesto, é o grito, é o passo.

O passo começa o vôo
Que vai do chão pro infinito.
Pra mim, que amo estrada aberta,
Quem prende o passo é maldito.
É o grito, é o passo, é o gesto,
É o passo, é o gesto, é o grito.

O grito explode o protesto
Se a boca não tem espaço
Que guarde o que há pra ser dito
No grito, no passo e gesto.
É o gesto, é o grito, é o passo,
É o passo, é o gesto, é o grito.


.

domingo, 4 de novembro de 2012

Pedro Sarno lança seu segundo livro

PEDRO SARNO (Foto arquivo: Eduardo Sarno)

Depois da autobiografia "Foi tudo tão de repente", Pedro Sarno lança "AS UVAS, ONDE ESTÃO AS UVAS? um livro de crônicas.

A forma simples de escrever nos faz mergulhar nas histórias, ricas em detalhes, desse poçõense radicado em Salvador. Seu novo livro traz uma série de crônicas com temas gerais, política, religião, netos, pessoas amigas, etc.

(Divulgação)

O lançamento será na Reitoria da Universidade Federal da Bahia no próximo dia 12, às 18 horas. Você está convidado.


.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Lápides eternas


Algumas pessoas comentaram que o Blog está se tornando um grande obituário. Não tem jeito de ser diferente. Não posso deixar de informar quando os nossos amigos vão para o além. Por outro lado, recebo os comentários de pessoas que se habituaram a saber das notícias de Poções através dele. Vou, portanto, seguir na linha de comunicar esse tipo de notícia. Meus correspondentes em Poções são fiéis e me atualizam quando ocorre o fato.

Não ficam por menos as visitas ao cemitério de Poções. Ali, busco as informações para alinhar épocas e colocar no tempo certo as lembranças. Meu pai, mãe, tia, colegas do Ginásio, amigos e personalidades jazem ali  como se fosse numa rua de saudades. A história da cidade, apesar de enterrada, está presente naquele lugar.

Nas duas últimas visitas ao cemitério, fotografei  lápides que contém as informações de mais de 100 pessoas. Em cada lápide uma lembrança, uma saudade que aperta no peito e me leva a uma correlação da participação de quem eu conheci e como era inserido no cotidiano. Parece que todos eles estão guardando e vigiando a cidade.

Porém, nenhum deles morreu. Isso é bem forte nas inscrições.

“Ninguém morre enquanto permanece vivo no coração de alguém”
“O amor é mais forte que a morte”
“Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé”