"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

domingo, 30 de setembro de 2012

Fotos inéditas 08 - (Primeira Comunhão)

Santo Inácio de Antioquia disse que "Na Eucaristia, nós partimos 'o único pão que é remédio de imortalidade, antídodo para não morrer, mas para viver em Jesus Cristo para sempre' "

Esse e outros ensinamentos básicos para a primeira comunhão estava na ponta da língua. Nós eramos alunos da catequista Irmã Marilac e outras da famosa "Casa das Freiras", uma instituição que ajudou muito na manutenção da região católica em Poções.

Com o cabelo cortado a "la Hermes", de máquina mecânica, todo de branco, estava pronto para a primeira comunhão.

Encontro nos meus arquivos, uma foto tirada diante do altar da Igreja Matriz de Poções em companhia do meu amigo Sidney Santos, de quem não tenho notícias há bastante tempo.

Ele é filho do saudoso Sargento Severino, nosso professor de inglês e francês.
(a foto, certamente foi feita por Vitinho Borba, entre 1966 e 1967).


.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Falecimento de Pedro Dantas (Duca)

Comunico o falecimento do Sr. Pedro Dantas, mais conhecido por Seu Duca, ocorrido hoje em Poções.

Uma pessoa muito querida na nossa cidade. Sua popularidade foi solidificada na direção do Bar Maringá. Era amigo de todos - figura extremamente calma e atenciosa, não perdia a oportunidade de um bom papo.
Junto ao bar, que era apelidado de "A Visgueira", Jorge, o filho, iniciou o famoso Chamuscão, quando tive a oportunidade de conviver mais estreitamente com Seu Duca. Além do bar, cuidava da fazenda na região da mata. Era comum encontra-lo participando da Chegada das Bandeiras.
Deixa dona Nainha, sua esposa, e os filhos Jorge, Maria Rita, Paulo e Antônio Roberto.
Um abraço amigo a todos nesse momento, inclusive aos netos, em especial a Vinícius, George e Clarissa, que tenho o convívio mais próximo.
(foto cedida por Clarissa)


Em tempo: Faleceu a Sra. Jaci Leoni nessa quinta feira, 26. Aguardo mais informações para divulgação aqui no blog.

.
 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

DayHORC - 30 anos

Circulando aqui em Salvador, via out-door, a notícia dos 30 anos do DayHORC, um dos hospitais oftalmológicos mais competentes do Brasil, que é dirigido pelo poçoense Ruy Novais Cunha, com unidades na capital, Itabuna e Eunápolis.

Ruy foi contemporâneo no Ginásio de Poções. É filho do Sr. Pedro Cunha (ex-prefeito) e dona Regina Novais Cunha.


Os meus parabéns por essa conquista.


.

domingo, 23 de setembro de 2012

Fotos inéditas 07 - (Carnaval na Acascp)

 
Uma foto de 1973. Carnaval na Acascp - Clube de Poções. Da esquerda para a direita: Jorge de Ucha, Isabel Cristina Pithon, Márcia Andrade, Ruy Alberto Sarno, Ivan Alves (só aparece o rosto), Ângelo de Floriz Neto, Guida e Lulu.
 
Os detalhes: As duas escadas ao fundo serviam para a ornamentação do salão. A mortalha de Ruy foi feita de uma faixa de rua. A roupa que estou vestindo era um pano que se usava em um dos andores de festas religiosas.
 


.

domingo, 16 de setembro de 2012

Ermir Fernandes


Ermir Fernandes - (foto do meu arquivo pessoal)

Recebi a notícia do falecimento de Ermir Fernandes.

Ermir era casado com Maria Ornilda Fagundes Marques. Devido a proximidade familiar com meu sogro Valmir Fagundes, estive recentemente com ele em duas oportunidades.

Uma perda prematura e irreparável. O nosso abraço e conforto para a família.


.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Fotos inéditas 08 - (Quarta série de 1966)

Mais uma foto, agora do final de curso da turma de 1966 do Ginásio de Poções. A festa de encerramento foi feita no Clube União das Classes. Quem se habilita a identificar as pessoas que estão na foto? Vou dar duas dicas: o casal no meio da foto e um dos componentes do conjunto que tocou na festa.

O casal é Irundy e Noélia. O componente do conjunto, o terceiro no palco, da esquerda para direita é Rubenito Amorim. Os palpites poderão ser dados nos comentários do blog ou email para luiz.sangiovanni@gmail.com

 
(foto: Álbuns dos irmãos Sangiovanni)

Atualização em 15.09.2012
Consultei Michele, meu irmão, que está na foto e me mandou a identificação das pessoas. Salvador Vaz reconheceu alguns deles (errou apenas um dos identificados). Veja abaixo, então, da esquerda para a direita:

Nino - Professor e já falecido
Renan Macêdo - era o secretário do Ginásio
Leonel Messias - já falecido
Marieta - não mora em Poções
Conceição - filha de Antonieta e Aderbal
Sônia Dias - Médica em Poções
Maria da Glória - filha do Sr. Pedro Mota)
Dr. Irundy Manta Alves Dias
Professora Noélia Gusmão Dias
Maria - Irmã de Osvaldão Dias
Laurinda Schettini - esposa de Vassil Schettini
Raimunda - não mora em Poções
Terezinha - sobrinha do Sr. Pedro Mota
Roberto Silva Dantas - Filho do Sr. Duca (Pedro Dantas) e irmão de Jorge Dantas. Médico.
Solon Macêdo
Michele Sangiovanni
Emanuel (Miel), ao fundo, entre Raimunda e Terezinha.

Segundo Michele, o conjunto era de Vitória da Conquista e se chamava OS MORENOS. Também, não confirma se a pessoa era Rubenito Amorim.


.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Fotos inéditas 07 - (SRPCP)

Vai dizer que você se lembra do SRPCP? Achei essa foto que é dos bons tempos de Atlético e Bahia, em Poções.

Se lembrou? Vou ajudar. O SRPCP era o Serviço Regional de Propaganda Comercial da cidade de Poções, do lendário Pedro Matos.
(Foto: Albuns dos irmãos Sangiovanni)

Na foto, Isaac Luz (irmão de Pancho e Tonhe Luz), Fernando Marçal, Pedro Matos, Ivan Menechini e Pietro Sangiovanni (Pepone, meu irmão). Fernando e Ivan eram funcionários do Banco do Brasil, daquela primeira galera que morava numa "república", perto do Posto de Puericultura.

Já que você não se lembrou, Pedro Matos fundou o SRPCP - um misto de rádio e serviço de alto-falantes - dava pra ouvir nas duas "versões". O aparelho que se vê na foto, a tiracolo, era um moderno transmissor que ele entrava "ao vivo" do campo de futebol, do clube durante as festas ou de qualquer outro lugar que havia movimento. Com a sua voz grave, ele iniciava com a seguinte frase: "Está no ar o SRPCP, o Serviço Regional de Propaganda Comercial da cidade de Poções, transmitindo em ondas médias e através do serviço de alto-falantes". A sede do SRPCP era ao lado do bar de Tonhe Luz.

Registrado aqui, o primeiro serviço de rádio fundado em Poções (pelo menos que tenho notícias).


.

sábado, 8 de setembro de 2012

Fotos inéditas 06 - (A enchente e o Chamuscão)

 
Um dia, Jorge Dantas me pediu fotos do Chamuscão. Meu irmão Pepone escaneou os álbuns da família e aí aparece o Chamuscão, fechado por causa de uma enchente no centro de Poções. Veja no detalhe que o Bar Maringá (A Visgueira) estava com uma das portas abertas. Presumo que as fotos foram feitas em 1975.
Leia mais sobre o Chamuscão
 


 


.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Fotos inéditas 05 (A Grande Chance)

Na busca de fotos inéditas, achei uma que recebi de Gina Rizério. Mostra uma banca de jurados do programa de calouros de Poções formada por Leonor Magda (Guida), eu, Márcia Andrade, Ruy Sarno e Gaetana Palladino.

Foto enviada por Gaetana Palladino
O programa de calouros acontecia no Clube União das Classes, na praça da Prefeitura.

Nos anos 70, no Rio de Janeiro, Flávio Cavalcanti apresentava um programa de candidatos a músicos ou cantores e se chamava “A Grande Chance” – que revelou gente famosa a exemplo de Armandinho Macêdo, tocando bandolim.

Em Salvador, havia o programa “A Caminho da Grande Chance”. Em Vitória da Conquista, o “Rumo ao Caminho da Grande Chance”. Em Poções, José Carlos e Sandoval França lançaram o programa de calouros que a gente chamava de “A Caminho do Rumo ao Caminho da Grande Chance”. Significava, então, que o candidato que fazia sucesso em Poções, para alcançar a grande chance no Rio, tinha que fazer as escalas obrigatórias em Vitória da Conquista e Salvador.

Nome e caminho longos. Não me lembro de alguém que tenha conseguido chegar lá. Também, não foi por minha causa - eu sempre dava SIM.


.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Fotos inéditas - 04 (Diretoria da Acascp)

O Clube Social de Poções se chamava Acascp (se lia acasquepe) Associação de Cultura e Assistência Social da cidade de Poções.

A foto mostra uma das diversas composições da Diretoria nos anos setenta.

Da esquerda para a direita - Valter Rocha, Joãozinho Pinheiro, Chico Sangiovanni e Humberto Schettini. A foto foi feita durante uma festa, na sala da Secretaria do Clube.

 
Foto: Arquivo pessoal
 
.