"Se chorei ou se sorri, o importante é que em Poções eu vivi"

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Lúcia Liguori - Falecimento

Comunico o falecimento de Lúcia Liguori, ocorrido na última quarta feira, aqui em Salvador. Lúcia era filha de Afonso Liguori, tradicional italiano que ajudou no desenvolvimento de Poções. No pequeno altar da nossa Igrejinha está a imagem de Santo Antônio de Pádua, doada em 1942 por Afonso.

Em meu nome e dos meus irmãos, as nossas condolências à familia, especialmente a Afonsinho, companheiro de incontáveis momentos e irmão de coração.
.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

GRAÚNA – Comemoração dos seus 25 anos!

Em 26 de Julho de 1986 nascia a Graúna Bons Livros Usados, em Salvador, na Bahia.
O nome é uma homenagem à vida e ao trabalho de Henfil.
A acolhida da intelectualidade  local foi importante para a implantação do nosso projeto, destacando o incentivo e apoio inicial de Waldeloir Rego, reconhecido antropólogo e estudioso da cultura baiana, de saudosa memória.

Nestes 25 anos comercializamos milhares de livros, que trocaram de mãos, mas nossa verdadeira contabilidade foi multiplicar o conhecimento, somar cultura e diminuir a desinformação.

Para nós todos os nossos clientes são importantes, desde  conhecidos bibliófilos até os estudantes anônimos, que querem vencer na vida através da cultura e do conhecimento.

Também todos os nossos livros são raros, porque em um país com um percentual alto de analfabetos e baixo de leitores, a posse do livro, pelas dificuldades de comercialização e preço, torna-o um objeto raro.

Em nossa atividade vimos o livro ser tratado, curiosamente, como luxo e como lixo.

Pretendemos relatar, em futuro próximo e possivelmente em um Blog, a vida cultural da nossa sociedade, vista pelo prisma inusitado de um sebista, mercador de livros usados.

Nossa comemoração continua, brindando nossos clientes com o desconto já efetivado  de 50% em todos nossos títulos cadastrados na Estante Virtual - com frete grátis -  onde continuaremos a atender, nos esforçando por merecer de todos a boa qualificação.

Aguardamos a sua visita ao nosso acervo através do link


ao tempo em que agradecemos a divulgação desta comemoração junto a seus amigos.

Gratos
Vaneide & Eduardo Sarno
www.graunalivros.com.br
Visite nosso blog:
www.familiasarno.blogspot.com/

Nota do Blog: Parabenizo a Eduardo, Vane e Vanessa pelas Bodas de Prata da Graúna. Sou testemunha de todos o bons momentos dessa raridade cultural, da sua fundação na Rua Senador Costa Pinto até a versão virtual dos dias de hoje.
Vida longa!

domingo, 24 de julho de 2011

Sem Celular

A Vila Cardoso fica entre as cidades de Capim Grosso e Ponto Novo, região norte da Bahia.

.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Medo de escuro

Estava aqui, pensando naquela profunda escuridão de Poções, quando o motor/gerador dava defeito. De repente, a luz apagava. Esperávamos por horas e nada. Depois das dez, então, seu Nicola Leto não ia mais tomar providências – o conserto ficava para o dia seguinte.

Restava a opção de ir dormir. Apagava o candeeiro e segurava uma vela para iluminar o caminho da cama. Antes, via um vulto vindo do corredor do banheiro em direção à sala e, depois, para o quarto. Era meu pai, com uma lanterna em uma das mãos e a outra ocupada com um portátil vaso sanitário – o penico, mais comumente chamado de urinó.

Com as mãos ocupadas, ele não poderia dar a benção da boa noite e apenas respondia: Dio ti benedica, va te curca presto! (Deus te abençõe, vá se deitar cedo!) num sotaque carregado do dialeto italiano.

Ainda garoto, o medo de escuro me pelava. Quando alguém reclamava de dor de barriga, eu caia fora. Significava que me mandaria pegar erva cidreira no quintal do fundo. Tinha receio que uma mão de defunto ia me agarrar – saia picado, correndo, assim eu poderia chegar primeiro que a alma.

Como a casa era imensa, fria e o banheiro ficava no final do corredor, a opção mais prudente era levar o penico para debaixo da cama. Não digo que curei os meus medos do escuro, mas evitei uns bons calafrios usando o utensílio.

As crianças de hoje não tem mais medo de escuro. Não falta luz, a arquitetura acabou com a “lonjura” do banheiro, acabou com o penico.

Urinó, então, virou coisa do passado.

 .

quarta-feira, 6 de julho de 2011

I Mostra Cinema Poções é dedicada ao cineasta Tuna Espinheira


Por Fábio Agra - www.cineclubetelaemtranse.blogspot.com

Entre os dias 5 e 7 de agosto o Cineclube Tela em Transe realiza na Câmara de Vereadores de Poções  a I Mostra Cinema Poções, dedicada ao cineasta Tuna Espinheira. Com o objetivo de promover um estímulo à arte cinematográfica na cidade e região, durante três dias a programação da Mostra terá filmes do homenageado, mesa redonda, oficinas e também apresentações musicais e exposição.

O cineasta Tuna Espinheira passou sua infância em Poções e volta à cidade depois de 50 anos para receber esta homenagem. Com mais de 30 trabalhos, como ator, editor, roteirista, produtor e diretor, em 40 anos de atuação no cinema baiano, Tuna Espinheira terá quatro de suas obras exibidas durante a Mostra. Para abrir o evento, será exibido o filme 2 de Julho, Viva a Independência da Bahia. No sábado (6) o público poderá acompanhar o longa metragem Cascalho, lançado em 2004, e no último dia da Mostra, dois curtas serão exibidos: Leonel Matos, 24 Quadros por Segundo e O Bruxo Bel Borba.
Além da homenagem ao cineasta e exibição dos seus filmes, a Mostra vai promover uma mesa redonda sobre o cinema baiano, com o crítico de cinema e professor da Facom (Ufba) André Setaro, e sobre cinema independente, com o cineastas  local, Valdeson Ferreira Souza, e oficina de roteiro, com o jornalista e estudioso em cinema Glauber Lacerda. As inscrições para a mesa redonda e para as oficinas serão divulgadas em breve e vão poder ser feitas pelo endereço eletrônico www.cineclubetelaemtranse.blogspot.com de forma gratuita, mas haverá limite de vagas.

Durante a I Mostra Cinema Poções, o fotógrafo Carlos Rizério realiza a exposição O Planalto em Cartaz  em que mistura a realidade das cidades de Poções e Vitória da Conquista com a poesia dos cartazes cinematográficos dos filmes do século passado em 12 cartazes. O músico Chico Schettini também se apresenta na primeira noite da Mostra e uma apresentação da Filarmônica 26 de Junho encerra o evento.
Nota do Blog: Parabéns ao Fábio Agra e equipe do Cine Clube Tela em Transe pelo nível do evento, levando para Poções o melhor do cinema baiano.

sábado, 2 de julho de 2011

Dois de Júlio

O antigo Banco da Bahia tinha uma agência em Poções que funcionava no prédio isolado da antiga Praça Deocleciano Teixeira, aquele que fica defronte ao atual Banco do Brasil.

Quanta gente boa trabalhou alí: Adelino, Ubirajara Pombal, os Fagundes – Valmir, Zelinho, Heráclito (Quito) e Arnaldo, Osvaldo Xavier, Nelito, Walter Brito e tantos outros.

Uma passagem ficou famosa naquele banco. Omar e Almir (Miga) eram dois dos filhos do Sr. Júlio Silva. Pessoas de grande estima na nossa cidade.

Miga, certo dia, foi fazer uma operação no banco. Havia uma pequena fila diante do único caixa existente e o cliente da frente fazia uma transferência entre agências. Como aquela operação era de responsabilidade de um funcionário de retaguarda, o caixa se dirigiu para o centro do salão e, de lá, em voz alta, perguntou ao cliente qual agência que deveria ser transferida a quantia. Também em voz alta, o mesmo respondeu: “Dois de Julho, Dois de Julho”  (aqui em Salvador).

Miga, de uma espirituosidade impressionante, prontamente respondeu:

“Aqui tem um, falta o outro. Mas pode fazer”.

           (com a colaboração de Valmir Fagundes, meu sôgro)

.